“Sabemos que quando o sistema prisional está controlado, cai o número de crimes. Ele é importante como engrenagem da segurança pública”, afirmou o deputado Rárison Barbosa (PMB) durante uso da tribuna na sessão ordinária desta terça-feira, 4, ao pedir que os colegas parlamentares aprovem a PEC (proposta de emenda à Constituição) que regulamenta a carreira dos policiais penais de Roraima.
Barbosa relembrou que a categoria começou a trabalhar em 2013 e tem se dedicado a manter o sistema prisional controlado e a oferecer um serviço de qualidade à população.
“Foram anos de luta, de batalha, mas, ao longo do tempo, nós crescemos, nos desenvolvemos, e conseguimos aquilo que a sociedade tanto buscava, que era, justamente, a contenção do sistema prisional”, destacou.
Ainda conforme ele, a categoria tem conversado com o governo estadual para buscar alguns benefícios, como auxílio-alimentação, indenização ao serviço voluntário, valorização ao serviço interiorizado, além do aumento do número de cargos, feito através de indicação parlamentar.
“O sistema prisional precisa, sim, de mais efetivo, porque nós temos novas unidades a serem inauguradas, como o anexo da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, a reforma do CPP [Centro de Progressão Penitenciária], que está em andamento, e a Cadeia Pública de Rorainópolis, onde também iremos precisar de pessoal”, pontuou.
Em aparte, o deputado Jorge Everton (União) parabenizou o colega e disse que tem acompanhado sua batalha em prol desses profissionais.
“Quero dizer o quanto Vossa Excelência engrandece essa categoria aqui no Parlamento, e que irei apoiar e defender sua causa. O sistema de segurança pública ganha. As conquistas virão. Logo, esses homens e mulheres vão trabalhar com todos os nossos policiais penais melhorando ainda mais a segurança pública”, declarou.
O deputado Marcinho Belota (PRTB) também parabenizou o empenho de Barbosa.
“Eu vejo o quanto você se dedica diariamente para somar forças, conversando com cada deputado para que vejam com bons olhos essa categoria que, praticamente, toda semana está aqui marcando presença”, disse.
Por fim, o autor da PEC argumentou que a aprovação será importante para o crescimento de Roraima, além de trazer modernização para a Constituição Estadual.
“Essa PEC é importantíssima porque inicia a regulamentação da mais nova polícia do Brasil. Nós precisamos tratar dos pormenores daquilo que são nossas atribuições e direitos em lei complementar, tendo na Constituição as diretrizes que deveremos tomar para regulamentar a carreira e trazer para o Estado aquilo que tem de bom no país”, frisou.
Suzanne Oliveira