Pragas Quarentenárias: Aderr entrega certificados de cursos para engenheiros agrônomos

Curso vai contribuir com o desenvolvimento da agricultura em Roraima e proporciona a abertura de novos mercados de trabalho. – Foto: Ascom/Aderr

A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima) entregou, na manhã desta sexta-feira, 16, o certificado de participação no curso para agrônomos que fizeram o Curso para Habilitação de Responsável Técnico para a Emissão de CFO (Certificado Fitossanitário de Origem) e CFOC (Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado).

A capacitação foi voltada para as pragas quarentenárias presentes mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), Ácaro-hindustânico-dos-citros (Schizotetranichus hindustanicus) e Cancro cítrico (Xanthomonas citri sp. citri).

O curso, que contou com 19 participantes de fora do Estado, foi realizado pela Aderr com carga horária de 30 horas, no período de 22 a 30 de novembro de 2022.

As aulas foram ministradas no sistema híbrido de ensino, sendo obrigatória a forma presencial para os profissionais de Roraima, e à distância para os profissionais de outros Estados brasileiros.

O chefe do NCF (Núcleo de Certificação Fitossanitária) da Aderr, Marco Evangelista, destacou que o objetivo do curso foi promover a habilitação de novos engenheiros agrônomos.

“Eles estão habilitados como responsáveis técnicos para emitir CFOs e CFOCs relacionados às pragas quarentenárias e possibilitar ainda a inclusão dessas pragas na habilitação de RTs [responsáveis técnicos] já habilitados”, explicou.

Segundo o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, a habilitação foi mais uma iniciativa importante e necessária executada pelo Governo de Roraima no âmbito da defesa fitossanitária, que traz qualificação para profissionais e segurança para o setor produtivo local.

“Esse curso vai contribuir com o desenvolvimento da agricultura em Roraima e proporciona a abertura de novos mercados de trabalho para os engenheiros agrônomos”, disse Parisi.

Elias Venâncio

 

 

 

Veja também

Topo