Prefeitura apresenta balanço de ações da Educação de Boa Vista

No relatório constam as ações, os investimentos e os desafios do último quadrimestre de 2022. – Fotos: Welika Matos

O último quadrimestre de 2022, foi marcado por ações importantes para a educação do município. A prestação de contas do 3º quadrimestre do ano passado foi apresentado na Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira, 1º. A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuelo Sales, apresentou o relatório das ações, com resultados e os desafios das aulas 100% presenciais, em meio a pandemia.

Para Consuelo, com planejamento e esforço de toda equipe, o município superou mais este desafio. Entre as ações destacadas pela secretária, estão as despesas com o FUNDEB 2022, recurso investido integralmente nos servidores e na manutenção das unidades, além da concessão de uma série de benefícios aos servidores da Educação.

Além disso, foi destacado também a convocação de profissionais da Educação por meio do processo seletivo, a conclusão da 9ª edição do Prêmio Meritocracia e da 10ª edição do Prêmio Gestão Delacir de Melo Lima, que reconheceu a dedicação de mais de 100 professores da rede municipal, além das 15 escolas e seus servidores.

Foi citado também a Lei nº 2.328/2022, que beneficiou mais de 2 mil professores da rede municipal de ensino com alterações no pagamento da Gratificação de Incentivo à Docência (GID). As mudanças permitiram que o benefício continue sendo pago em caso de afastamentos como licenças-prêmio, licença médica, maternidade, paternidade e casamento.

Obras de Infraestrutura

Neste período de 2022 teve revitalização de unidades escolares, além do início da construção de mais 12 unidades em cinco núcleos de creches do município, que ampliarão em breve as vagas para a Educação Infantil. As obras seguem nos bairros Jardim Equatorial, Cidade Satélite, Senador Hélio Campos, Pintolândia e Nova Cidade.

O serviço de instalação de Wi-Fi nas 126 unidades para auxiliar e facilitar o trabalho da gestão escolar e ampliar o desenvolvimento das habilidades tecnológicas das crianças e alunos. Além disso, 105 notebooks foram entregues para atender as necessidades das escolas da Rede Municipal.

A SMEC recebeu recursos em 2022 para a implementação de programas de educação nutricional para os alunos e formação continuada para professores do ensino fundamental.

Por fim, a SMEC promoveu a VIII Mostra Integrada, onde as escolas concluíram exposições de projetos e trabalhos ocorreram ao longo do ano. Além disso, a secretaria promoveu ações para a educação especial, demonstrando o compromisso da Prefeitura de Boa Vista com a inclusão e a qualidade da educação oferecida aos alunos do município de Boa Vista.

Edson Ribeiro

 

Veja também

Topo