Prefeitura atualiza alunos do Senac-RR sobre Biossegurança em Consultórios Odontológicos

Em 2020, Boa Vista foi certificada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como uma das cidades que mais investiu em odontologia e avançou nas políticas públicas de saúde bucal. – Fotos: Jonathas Oliveira

A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com SENAC-RR, está capacitando alunos do curso de Auxiliar e Técnico de Saúde Bucal do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Nesta quarta-feira, 8, a cirurgiã dentista da Vigilância Sanitária, Maria de Fátima Ribeiro, ministrou palestra sobre Biossegurança nos Consultórios Odontológicos para a turma de novos profissionais.

A instrutora do curso, Anissa Castillo, destacou a importância das informações e dicas. “Convidamos um profissional da Vigilância Sanitária para atualizarmos e alinharmos os alunos sobre as mudanças das Leis que regem essa área. É um assunto de extrema importância para esses novos profissionais que devem entrar no mercado de trabalho, agradecemos a parceria e a prontidão em nos atender”, disse.

Leonara Ferreira Pinto está fazendo o curso de Técnico em Saúde Bucal e disse que essa é uma oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho. “Inclusive já tenho uma proposta para trabalhar quando finalizar o curso. Essa parte da vigilância sanitária é essencial, sobre controle de resíduos e instrumental. Estamos tendo oportunidade de pegar várias dicas de descontaminação, um diferencial, assim vamos atuar com qualidade na saúde da população”, falou.

O programa do SENAC-RR é destinado à inserção e capacitação da população de baixa renda com cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional totalmente gratuito.

Saúde bucal em Boa Vista

Hoje, a saúde bucal do município de Boa Vista tem avançado na estrutura física com equipamentos novos e modernos, ampliação do acesso aos atendimentos com mais consultórios odontológicos nas unidades básicas de saúde, implantação do projeto de atendimento domiciliar a pacientes acamados e o reforço da importância do pré-natal odontológico.

Em 2020, Boa Vista foi certificada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como uma das 12 cidades com até 500 mil habitantes que mais investiu em odontologia e que mais avançou nas políticas públicas de saúde bucal.

O município continua reforçando periodicamente ações de educação em saúde bucal por meio das equipes de estratégia saúde da família nas escolas de Boa Vista, nas UBS e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Jamile Carvalho

 

Veja também

Topo