Buscando otimizar e ampliar cada vez mais o atendimento à saúde em Boa Vista, a Prefeitura está avançando com seis obras de saúde em andamento na cidade. São três novas unidades em construção nos bairros Pedra Pintada/Said Salomão, Airton Rocha (Conjunto Pérola) e no P.A. Nova Amazônia, zona rural. Além da UBS São Vicente que está em reconstrução e a UBS Buritis sendo ampliada.
E o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), que funciona em prédio alugado, também vai ganhar uma sede própria no bairro Mecejana. A previsão é que essas obras sejam entregues concluídas no segundo semestre deste ano. Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, melhorar a estrutura é o fator principal para garantir um ambiente de trabalho adequado aos profissionais e um atendimento humanizado à população.
“São obras que representam o avanço e o reforço que estamos buscando na saúde municipal. Os moradores ficam ansiosos pois uma UBS perto de casa representa muito. Estamos ainda com projetos de novas construções e revitalizações em andamento, para proporcionar um serviço seguro e de qualidade aos pacientes e melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”, destacou o prefeito.
Sem contar semana passada, o Hospital da Criança também entrou em obras de ampliação no Trauma, que deve ganhar mais cinco novos leitos. “São obras que vão ampliar o acesso aos serviços de atenção primária e intensificar os trabalhos de promoção e prevenção de agravos”, destacou a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos.
Apoio Governo Federal: O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, esteve em Brasília buscando junto ao Ministério da Saúde mais investimentos para o município. Umas das pautas emergenciais foi o Hospital da Criança, única unidade especializada em atendimento infantil do Estado, que atualmente se encontra sobrecarregada, devido às altas demandas. A capital deve receber nos próximos dias equipamentos necessários à ampliação de leitos de internação e de UTI no hospital.
Dois anos de investimentos na saúde
Em dois anos muito se fez pela saúde municipal. Já foram entregues o Bloco cirúrgico do Hospital da Criança, e também o Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (Narfis). Foram entregues também a reforma da UBS Pricumã e a reconstrução da UBS Silvio Botelho (Paraviana).
Em 2021, a UBS Ione Santiago (São Pedro) ganhou um novo prédio para melhor atender a população. Em 2022, foram entregues as UBSs Dra Fanir Oliveira (Jardim Floresta) e Dra Sandra Maria Lacerda (31 de março), totalmente modernizadas e equipadas.