Durante a ação municipal “Prefeitura com Você”, deste sábado, 26, no bairro Senador Helio Campos, equipes das secretarias municipais levaram palestras educativas sobre a campanha Agosto Lilás, com orientações de prevenção e combate à violência contra a mulher.
Com a iniciativa, a prefeitura busca atingir uma parcela da população que, muitas vezes, tem dificuldade de acesso a informações e serviços de apoio. As palestras foram ministradas por profissionais especializados no assunto, com o intuito de informar, conscientizar e empoderar as mulheres e suas famílias, promovendo a discussão sobre o tema sensível da violência doméstica.
Para Cristiane de Paiva, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a ação conjunta foi uma oportunidade de chegar até a população mais vulnerável e mostrar o trabalho que já é desenvolvido pelo município há oito anos. É por meio da Guarda Civil Municipal que as vítimas têm apoio e a garantia do cumprimento da medida protetiva expedida pela justiça.
“Encontramos mulheres que já foram atendidas e outras que nunca ouviram falar da patrulha. Hoje conseguimos mostrar para essa população que existe sim uma rede de apoio da prefeitura à mulher vítima de violência doméstica, que funciona há oito anos na capital”, explicou.
Carol Queiroz, especialista em sexologia, vê na ação uma importante colaboração no enfrentamento à violência contra a mulher. Para ela, é essencial ofertar conhecimento e liberdade.
“Quando a gente capacita as pessoas e leva informação, estamos também levando liberdade e autonomia para essas mulheres. Livres e com conhecimento, é menor a chance de se envolverem ou permanecerem em relacionamentos abusivos. O evento está lindo e bem organizado e, o melhor, a população está engajada. A prefeitura está de parabéns”, disse.
A dona de casa, Maria Helena, veio solicitar o Cadastro Único na ação, aproveitou para assistir a uma das palestras e saiu ainda mais informada sobre o assunto. “Achei muito bom, pois ficamos sabendo sobre o que pode e o que não pode. Saber dos nossos direitos nos deixa ainda mais empoderada e preparada para nos protegermos”, disse.
Maria Sebastiana passou por uma situação de violência e reconhece a importância dessa ação. “Se antes eu soubesse o que era violência, eu poderia ter me libertado. Muitas vezes não sabemos que estamos sofrendo e essas informações podem nos libertar de muitas situações”, contou.
Agosto Lilás
Uma campanha que engloba uma série de mobilizações pelo fim da violência, como o que está acontecendo em Boa Vista. Além das palestras deste sábado, 26, teve também outras ações ao longo do mês como blitze nas ruas, corrida municipal, caminhada, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos, workshops e atividades de conscientização em escolas e locais de grande circulação.
Todas essas ações reforçam a importância de denunciar situações de abuso, oferecendo recursos para auxiliar as vítimas a buscarem ajuda.