A Prefeitura de Boa Vista está implantando o canteiro central na avenida Carlos Pereira de Melo. O trabalho começou na última sexta-feira, 7, quando a via foi interditada parcialmente para a execução dos serviços. A expectativa é que a obra, em cada trecho, seja concluída em até 10 dias. Posteriormente, a via será totalmente liberada. Enquanto isso, os motoristas devem estar atentos à sinalização e buscar vias alternativas para evitar transtornos.
A avenida Carlos Pereira de Melo foi reconstruída em 2020, teve as faixas ampliadas e foi toda sinalizada vertical e horizontalmente para melhorar a fluidez do trânsito no local. No entanto, mesmo com a sinalização clara, alguns condutores insistiam em desrespeitá-la com frequência, fazendo conversão em local proibido e provocando acidentes.
O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), Jullyerre Pablo, pontuou que a mudança visa trazer mais segurança às pessoas que utilizam a avenida. “Monitoramos essa via e constatamos a necessidade da construção de um canteiro central. A ideia é direcionar os motoristas a fazerem a conversão no local adequado, evitando assim acidentes. Em 2022, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou cinco mortes na avenida. Este ano, já foram registrados mais dois óbitos no cruzamento entre a avenida Rui Baraúna e a rua Poraquê”, explicou.
A Carlos Pereira de Melo é uma das mais movimentadas da capital e fica localizada entre os bairros Jardim Floresta, Caranã, Santa Tereza, Piscicultura, União e Cidade Satélite. O aumento no tráfego de veículos também foi um dos motivos que levou a SMST a tomar essa medida favorável aos cidadãos.
Outras etapas
Agora, serão construídos aproximadamente 800 metros de meio-fio em pontos diferentes da via, com sinalização horizontal e vertical, além de urbanização do canteiro central. O primeiro meio-fio será feito no trecho compreendido entre a avenida Rui Baraúna e a rua Poraquê. Já o outro, entre a rua Belarmino Fernandes Magalhães e a Lindolfo Bernardo Coutinho. O último será construído entre a rua Antônio Maciel e a Olavo Brasil.
“Essa obra da prefeitura vai melhorar bastante o fluxo de carros nessa região. Já vimos muitos acidentes por aqui. Esse canteiro central deve trazer mais segurança para muita gente, principalmente para os moradores e comerciantes que circulam diariamente na avenida Carlos Pereira de Melo”, disse o morador Manoel Vieira Barbosa.
Ráyra Fernandes