Por entender a importância da cultura como potente ferramenta de transformação social, a Prefeitura de Boa Vista investe em apoio e acesso, oportunizando profissionalização. Desde fevereiro deste ano, alunos da rede pública de ensino, com idade entre 5 e 17 anos, participam do curso de balé, ofertado gratuitamente.
As aulas, que acontecem no Teatro Municipal, um dos mais modernos do país, conta com a participação de 135 jovens, divididos em nove turmas, com horários pela manhã e tarde. O professor do curso, Lucas Souzza falou sobre essa iniciativa, que representa um marco histórico para a cultura roraimense.
“É a primeira vez que a prefeitura oferece um curso de balé e oportunizar esse acesso gratuito é muito importante, pois a maioria das participantes nunca havia pisado em um teatro. É muito gratificante. Tenho recebido um retorno positivo dos pais, dizendo que o curso tem contribuído principalmente para concentração e disciplina das participantes”, disse.
Novas descobertas
Sasha Perez, de 13 anos, nunca havia feito balé. Ela disse que o curso abriu novas perspectivas para o futuro. “Desde pequena assistia bailarinas na televisão e sempre tive essa curiosidade em saber como era dançar. Hoje penso em me especializar cada vez mais na dança e no futuro me tornar professora”, contou.
Alice Matos, de 17 anos, fez balé quando criança e ficou feliz com essa nova oportunidade. “Estou muito feliz em voltar a dançar. Sinto que já evoluí muito na flexibilidade, força e postura. Também fiz amizades aqui no curso. Para mim, o balé funciona como um hobby”, explicou.
Oficina de Teatro
Além do curso de balé a Prefeitura de Boa Vista deu início, no mesmo período, à Oficina de Teatro para Adultos, que este ano já formou duas turmas. Atualmente novos alunos participam das aulas que também acontecem nas dependências do Teatro Municipal.
Marcus Miranda