Prefeitura disponibiliza Biblioteca Municipal com acervo contendo mais de 3 mil livros infantis

Crianças de escolas e comunidade se encantam com o espaço literário. – Fotos: Welika Matos

O dia 9 de abril celebra o Dia da Biblioteca. E você sabia que Boa Vista conta com um espaço literário com mais de 3 mil livros infantis, além de uma sala de informática, com oito computadores que oferecem acesso gratuito à internet para a população? É a Biblioteca Municipal Professor Eloy Gomes, localizada na praça Mané Garrincha, no bairro Tancredo Neves.

A biblioteca existe desde 1983 e começou no Palácio 9 de Julho. Mas depois foi migrando para outras repartições públicas até chegar a um espaço no meio da Praça Mané Garricha, revitalizada na gestão passada. O horário de funcionamento é segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

“Atendemos principalmente o público infantil e aqui temos profissionais de pedagogia que auxiliam as crianças que visitam o espaço e também antropólogos, que auxiliam os adultos que buscam a sala de informática e fazem orientação sobre pesquisa de concursos e estudos acadêmicos”, explicou o coordenador da biblioteca, Roberto Cunha.

A pedagoga Olinda Morais trabalha na biblioteca e é contadora de histórias para as crianças que visitam o espaço. “Quando chegam aqui, elas ficam encantadas com a quantidade de livros e oferecemos um espaço principalmente voltado para elas. E ficamos muito felizes quando as escolas e pais trazem eles, para conhecerem o espaço”.

Para comemorar a data, a professora Vanessa Alves, da Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues, fez uma visita na tarde desta quinta-feira, 7, com seus alunos para conhecer o espaço, que conta com títulos dos mais diversos gêneros, como história, ficção, gibis, além de outros acervos literários.

“Eu trabalho com crianças que estão no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e quero que elas conheçam esse mundo da literatura. E esse trabalho da biblioteca nesse sentido, é de extrema importância para o conhecimento deles”, destacou a professora.

A estudante Ayla Sophia Pereira, tem 8 anos de idade e está no 3º ano. Ela é uma das alunas da professora Vanessa e um dos seus livros favoritos é o Pequeno Príncipe. “Eu aprendi a ler com a minha professora e me encantei com essa biblioteca cheia de livros, que contam várias histórias”, disse a estudante.

Outra estudante que também acompanhou a visita,foi a Darianny Camila Santiago, de 9 anos, que afirma ter visitado antes o espaço. “Eu gostei de conhecer essa biblioteca, porque aqui tem muitos livros e um dos que mais gostei e comecei a ler foi o ‘Fecha os Olhos’”.

Tecnologia

Além de oferecer conhecimento para a criançada, a biblioteca cumpre um papel social importante, disponibilizando acesso gratuito à internet. Eduardo Luan Silva é autônomo e sempre que tem um tempo, aproveita a sala de informática para fazer pesquisas nos sites de notícias.

“É muito bom esse espaço que a prefeitura oferece para a população. Aqui, eu consigo acessar a internet e o melhor, tudo de graça”, destacou o morador.

Wandilson Prata

 

 

Veja também

Topo