Prefeitura entrega aparelhos auditivos para melhorar desempenho escolar e qualidade de vida das crianças em Boa Vista

A adaptação de pacientes e a manutenção do dispositivo contam com acompanhamento de profissionais da rede municipal de saúde. – Fotos: Diane Sampaio

Por meio do programa “Viver Sem Limites”, a Prefeitura Municipal de Boa Vista, proporciona mais qualidade de vida a crianças com deficiência auditiva. E nesta segunda-feira, 19, após acompanhamento com otorrinolaringologista no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), 12 pacientes com idades entre dois e 14 anos receberam aparelhos auditivos no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM).

Os dispositivos funcionam como amplificador auditivo. Vitor Hugo, 10 anos, diagnosticado com 50% da audição comprometida, é acompanhado por otorrinolaringologista e fonoaudiólogos da rede municipal. Para Maria Aparecida, mãe da criança, o aparelho vai proporcionar qualidade de vida e contribuir com o desempenho escolar do filho.

“Desde sempre, o meu filho enfrenta dificuldades na escola, na aprendizagem. As professoras comentam com a gente do desempenho dele no colégio, dessa necessidade que ele tem de mais atenção nas atividades. Mas estou confiante de que agora o desenvolvimento dele vai melhorar com esse aparelho. Estamos muito felizes, pois é algo muito caro e a gente não tinha condições de proporcionar para o nosso filho”, disse Aparecida.

As famílias das crianças beneficiadas pelo programa contam com assistência no CPCOM, como adaptação das crianças com o dispositivo de audição, manutenção e atendimento com especialistas. De acordo com a superintendente da Atenção Especializada, Ana Nery, o acompanhamento da rede municipal de saúde acontece antes e depois da entrega do aparelho.

“Boa Vista é a Capital da Primeira Infância e a gestão tem o compromisso de proporcionar qualidade de vida e zelar pela saúde das nossas crianças. Os aparelhos proporcionam condições de comunicação e melhora o desenvolvimento dessas crianças. Todos os beneficiados passaram por avaliação com os profissionais de saúde, onde foi identificada a necessidade de uso do dispositivo”, contou.

Investimentos nas crianças

A gestão municipal busca sempre investir na qualidade de vida das crianças, inclusive as que têm algum tipo de deficiência. No dia 20 de abril, a prefeitura lançou o projeto “BEM-TE-VI”, desenvolvido pelas secretarias de Educação e Saúde, onde deve percorrer todas as escolas do município para identificar e disponibilizar consultas oftalmológicas e óculos para alunos com necessidade de correção visual.

CMIEE

O município de Boa Vista conta também com o Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) que funciona através de encaminhamento de crianças, feito pelas escolas. Além os autistas, a unidade atende outras deficiências, que contam com uma equipe multidisciplinar de pedagogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos.

Educação especial

São atendidos na Rede Municipal de Ensino 1.531 alunos considerados público-alvo, entre crianças com deficiência física, intelectual, auditiva e/ou visual, alunos com altas habilidades, sendo 784 autistas. Para atender a demanda, Boa Vista conta com 128 professores especialistas na área de educação especial, que além dos atendimentos ofertados, desenvolvem diversos projetos em parceria com a comunidade escolar na qual o aluno está inserido.

Jaqueline Pontes

 

Veja também

Topo