Os investimentos na agricultura familiar do município também envolvem a capacitação dos produtores rurais. Pensando nisso, a Prefeitura de Boa Vista promoveu um curso de tratorista agrícola, através de uma parceria firmada por meio da secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
As aulas práticas aconteceram no Campo Experimental da Prefeitura de Boa Vista, localizado no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT), na região do Bom Intento. O curso aconteceu em dois módulos, com aulas teóricas e práticas. Na primeira parte, os produtores tiveram acesso aos cuidados com a operação do maquinário.
Para o instrutor do Senar, o agrônomo Diego Rodrigues Melo, a capacitação vai oferecer conhecimento base para que possam conduzir qualquer tipo de maquinário. “Os produtores vão conhecer todas os componentes do trator, uma visão geral do que o operador precisa saber, como processo de acoplagem e desacoplagem e como fazer a manutenção básica. Com a instrução adequada, o trabalho rende mais e traz melhores resultados”, disse o instrutor.
De acordo com o secretário de Agricultura do município, Guilherme Adjuto, a prefeitura apoia e incentiva o treinamento para dar melhores condições aos agricultores. “Nós viabilizamos o cultivo nas propriedades através da mecanização. Por isso a importância dessa capacitação para que os produtores possam operar os maquinários e conhecer desde a manutenção básica até a operação utilizando implementos como grade aradora e encanteradeira, usando sempre as melhores técnicas”, explicou.
O produtor Duzelir da Silva Corrêa aprovou a iniciativa. “O curso vai nos ajudar no incentivo para a produção da nossa região, trazendo mais conhecimento e gerando mais renda. Vamos conseguir mais implementos para facilitar o nosso serviço e aumentar a nossa produção de grãos e fruticultura”, disse
O produtor Joaquim Cardoso pretende iniciar o cultivo de batata-doce. Recentemente adquiriu um trator de pequeno porte e viu no curso uma grande oportunidade de aprimoramento. “É um incentivo para os pequenos agricultores. Veio atender a nossa necessidade com conhecimento técnico e certificado para operar as máquinas”, comemorou.
Walquiria Domingues