Prefeitura lança Patrulha de Prevenção e Combate às Queimadas na zona rural e indígena

Além de uma equipe da Defesa Civil, município disponibiliza máquinas de escavação de tanques e acero para prevenção de fogo. – Fotos: Semuc/PMBV

O prefeito Arthur Henrique lançou nesta segunda-feira, 30, a Patrulha de Prevenção e Combate às Queimadas na zona rural e indígena de Boa Vista. A ação faz parte da estratégia criada pela gestão municipal para apoiar a população e a agricultura familiar no período de estiagem.

Para esta ação, serão utilizados dois tratores T7, duas grades aradoras 36″ e uma patrola, além do suporte de outros equipamentos disponibilizado pela prefeitura aos agricultores. Foi iniciada a escavação dos tanques para irrigação, piscicultura e hidratação dos animais. De acordo com Arthur, este é um trabalho conjunto que envolve a saúde, o meio ambiente e a melhoria de vida da população.

“Queremos combater as queimadas e reduzir o impacto da seca que estamos vivendo. Essa patrulha é importante para prevenir doenças respiratórias na população, principalmente nas crianças, além de promover escavações de poços artesianos para garantir a manutenção da vida dos animais na zona rural”, disse o prefeito.

O agricultor Geraldo Lauer foi um dos produtores a receber as máquinas da prefeitura para a escavação dos tanques, que devem minimizar os efeitos causados pela estiagem, proporcionando acesso à água para o plantio de milho, mamão e tomate.

“Eu já estava sem plantar por falta de água. Agora com a chegada das máquinas, a situação vai mudar para mim e para os outros agricultores do P.A Nova Amazônia, principalmente aqueles que tinham o desejo de fazer a escavação, mas não tinham recurso para isso”, contou.

Atuação da Defesa Civil Municipal

No período de estiagem, acende-se o alerta para os focos de incêndio, que podem atingir e até devastar as lavouras, causar a morte de animais e oferecer riscos à vida humana. Entre as soluções para frear essas ocorrências está a criação de aceiros preventivos ao redor das propriedades rurais, que protegem postes, cercas e arames que estejam próximos à vegetação e evitam que o fogo se alastre.

A Defesa Civil também vai atuar com o fornecimento de água potável nas localidades do município atingidas pela estiagem. De acordo com a agente Flávia Cantanhede, a equipe estará presente nas áreas rurais e indígenas, trabalhando continuamente no combate aos pequenos incêndios.

“Nós também faremos palestras com orientações sobre a prevenção de incêndios de pequenas ou grandes proporções, sempre com o propósito de não causar perdas. Além de outras ações de apoio aos moradores dessas regiões nesse período de forte seca”, garantiu.

Ações também acontecem na área urbana

No dia 11 deste mês, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou uma série de ações de prevenção às queimadas na área urbana. São realizadas blitz educativas, entrega de mudas de árvores e conscientização de casa em casa nos bairros que registraram mais denúncias de queimadas pela Central 156.

A proposta é sensibilizar e conscientizar as pessoas para não atear fogo em quintais, terrenos baldios, matas, bem como não cortar árvores e deixar galhadas nas ruas. A prefeitura também iniciou uma campanha de sensibilização no rádio e na TV. O Pod Prefs BV nº 9 aborda o tema “Boa Vista contra as queimadas”. O episódio está disponível no Youtube da Prefeitura de Boa Vista e trata o assunto com especialistas que esclarecem dúvidas e levam importantes orientações à população sobre a prevenção de queimadas.

Ráyra Fernandes

 

Veja também

Topo