Prefeitura promove 1º Simpósio Municipal para fortalecer segurança dos pacientes e controle de infecções na saúde

Evento reúne profissionais para alinhar protocolos e aprimorar a qualidade no atendimento. – Fotos: Semuc | PMBV

Nesta terça-feira, 11, ocorre o 1º Simpósio Municipal em Segurança do Paciente e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia. A iniciativa é essencial para fortalecer as práticas de cuidado nos serviços de assistência médica em Boa Vista.

Reunindo profissionais, gestores e especialistas da área, o evento promove debates, troca de experiências e atualização sobre estratégias eficazes para prevenção a infecções e garantir um atendimento de qualidade. Segundo o secretário de saúde, Marcelo Zeitoune, a segurança do paciente é uma preocupação da Prefeitura de Boa Vista.

“Estamos implantando no Hospital da Criança o núcleo de cuidados ao paciente. São iniciativas como essa que visam minimizar erros, pois a saúde é feita por pessoas, além de garantir que os protocolos da OMS [Organização Mundial da Saúde] sejam cumpridos. Este simpósio é mais uma ferramenta para garantirmos que nossos profissionais estejam sempre preparados”, disse.

Profissionais mais preparados

A programação inclui palestras, mesas-redondas e discussões técnicas que reforçam o compromisso com a humanização, a vigilância sanitária e a promoção da cultura de segurança em todas as unidades de saúde do município. Nonata Valente, gerente do Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama, afirma que o simpósio traz luz a protocolos estabelecidos para todos que atuam na área.

“Entendemos que não dá para fazer atendimento de saúde com qualidade ‘dentro de caixinhas’. Precisamos que todos falem a mesma língua, que os protocolos sejam reconhecidos por todos, para que tudo o que foi planejado flua em sintonia. Essa sincronicidade precisa acontecer desde a entrada na unidade, passando por quem faz a higienização, pelo profissional do atendimento, até quem gerencia”, destacou.

Para fortalecer a segurança do paciente nas instituições de saúde, especialmente no que se refere à prevenção e controle de infecções, a gestão municipal investe constantemente em capacitação. Segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (SAMU-BV), Lucivaldo Barroso, os protocolos adotados pelos socorristas são minuciosos.

“A segurança do paciente passa pela educação permanente do profissional. No atendimento pré-hospitalar, que é o nosso caso, estamos em movimento com o paciente, não só na rua, mas também dentro da ambulância. Precisamos ficar atentos e ter precauções básicas, como, por exemplo, algum objeto cair no paciente. São algumas medidas que o profissional não precisa ter dentro do hospital, mas o socorrista, sim”, apontou.

Confira a programação da tarde:

14h – Mesa Redonda 3: Boas Práticas em Prevenção de IRAS

1ª Palestra: 14h – Higienização das mãos: adesão e monitoramento

Palestrante – Rodrigo Danin – Coordenador do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia

2ª Palestra: 14h20 – Adornos zero: Legislação, Segurança e Boas Práticas

Palestrante – Convidar Presidente do COREN

Debate: 14h40 – Convidado para discussão – Magda Machado/ANVISA

15h05 – Coffee-break

15h25 – Mesa Redonda 4: Desafios e Perspectivas na Segurança do Paciente

1ª Palestra: 15h25 – As 06 metas de Segurança do Paciente

Palestrante – Laudinéia – Diretora do HCSA

2ª Palestra: 15h45 – Participação do paciente e da família nos cuidados

Palestrante: Rebeca Laís Quaiato Wlczak – Médica da Família e Comunidade – Atenção Primária

Debate: 16h05 – Convidado para discussão – Karoline Oliveira Louzada Dias – Enfermeira – Atenção Primária

Encerramento: 16h30.

Jaqueline Pontes

Veja também

Topo