Prefeitura promove Workshop sobre logística reversa de produtos perigosos

O objetivo do evento foi esclarecer a função de cada entidade na cadeia de geração de resíduos. – Fotos: Andrezza Mariot

Cerca de 50 representantes de empresas participaram do Workshop sobre Resíduos de Logística Reversa, promovido pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). O evento ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI), na noite desta segunda-feira, 10.

O objetivo foi esclarecer a função de cada entidade na cadeia de geração de resíduos alvos de logística reversa, além de informar sobre a utilização do Sistema Nacional de Informação de Resíduos (SINIR) e outros assuntos relevantes. A palestra foi ministrada pelo consultor ambiental da prefeitura e um dos responsáveis pela implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Boa Vista (PMGIRS), Augusto Azevedo.

“Aqui nós demonstramos a responsabilidade de cada ente, no setor de produção de resíduos, a importância na destinação correta, pois são produtos perigosos que podem gerar impactos para meio ambiente e para saúde pública. Nós orientamos os empresários e todos os representantes para que atendam as diretrizes obrigatórias estabelecidas em Lei”, explicou Azevedo.

O workshop foi embasado na Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e trata da responsabilidade de logística reversa de diversos tipos de resíduos, como pneumáticos; de pilhas e baterias; eletroeletrônicos; embalagens de agrotóxicos; óleos lubrificantes; filtros e resíduos de lâmpadas com vapores metálicos.

“A gente como prefeitura, vem traçando estratégias de educação ambiental, de sensibilização e de conscientização para que todos os atores envolvidos no processo de descarte adequado de resíduo saibam qual é a sua parcela de responsabilidade”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos

Quem não perdeu a oportunidade de conhecer um pouco mais do processo foi a Edilene Araújo, que estava representando uma empresa de embalagem de produtos agrotóxicos. Ela classificou o evento como esclarecedor.

“Muito importante para todos os envolvidos e para a população como um todo. Temos que dar a devida atenção ao segmento da logística reversa e da coleta seletiva. A responsabilidade compartilhada é fundamental para cada elo da cadeia produtiva destes materiais. Então, um evento esclarecedor como este é muito válido”, destacou Edilene.

Fábio Cavalcante

 

Veja também

Topo