Mais 135 famílias serão, em breve, beneficiadas com o trabalho de regularização fundiária da Prefeitura de Boa Vista. A Cooperativa de Lotes, Terras e Habitações (Cooltehab), entidade que representa os moradores de um loteamento no entorno do João de Barro, assinou na semana passada um termo de doação, repassando a área para o município para que a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) possa trabalhar na emissão dos títulos definitivos.
Para o presidente da Cooltehab, José Ivaldo Guedes, a regularização fundiária dos imóveis é um sonho para as famílias que moram no local há cerca de sete anos. “Estamos dando o primeiro passo para a realização de um sonho. O título definitivo vai garantir que essas famílias sejam donas de fato e direito das casas onde vivem”, declarou.
“Com esse termo de doação em mãos vamos fazer a conferência documental para verificar se área ocupada corresponde à informada no documento. Em seguida, iremos fazer o levantamento topográfico, o cadastro dos beneficiários e por fim trabalhamos na confecção dos títulos definitivos com registro no cartório de imóveis, sem nenhum custo para as famílias”, explicou o presidente da Emhur, Leonardo Paradela.
Paradela também lembrou que o mesmo trabalho foi iniciado no João de Barro no mês de julho, quando a Prefeitura recebeu a doação da área da Associação de Moradores do João de Barro, beneficiando cerca de 4 mil famílias. Com a regularização fundiária, a Prefeitura poderá levar obras de infraestrutura para a localidade como drenagem, asfalto, iluminação pública, entre outros serviços.
A Área
O imóvel, identificado inicialmente como lote 23, tem área total de 4,4 mil hectares, localizado na Gleba Cauamé, no perímetro urbano do Município de Boa Vista-RR, cadastrado no Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Incra) sob o Nº 950.173.980.358-8.
Isaque Santiago