Prefeitura regulamenta feira livre na Praça Linear Chico do Carneiro

A Feira do Calçadão funciona de sexta-feira a domingo, das 17h às 22h e conta com barracas de gastronomia e artesanato. – Fotos: Giovani Oliveira

A Praça Linear Chico do Carneiro, no Bairro dos Estados, agora conta oficialmente com um espaço destinado ao empreendedorismo. Na noite dessa sexta-feira, 31, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique assinou o decreto que institucionaliza a “Feira do Calçadão”, que funcionará de sexta-feira a domingo, das 17h às 22h.

O espaço conta com 56 empreendedores nos segmentos de artesanato, gastronomia, utensílios domésticos e confecção. Os autônomos que atuam no local migraram da antiga feira de rua da Toca da Bruxa. Em meados de dezembro, quando o empreendimento fechou, eles se organizaram e passaram a ocupar o calçadão da Praça Linear Chico do Carneiro.

O prefeito ressaltou que após receber do Instituto Filantrópico de Apoio aos Vendedores Ambulantes o pedido para formalização da “Feira do Calçadão”, prontamente ordenou que a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) iniciasse os trabalhos.

“As feiras livres têm sua importância econômica, social e cultural, pois fomentam o comércio local, gerando emprego e renda. Hoje assino este decreto e ela passa a existir formalmente com regras a serem cumpridas, garantindo a ordem e um ambiente saudável e seguro”, declarou o prefeito.

O presidente do Instituto, Reginaldo Oliveira, afirmou que no antigo espaço que ocupavam, a feirinha servia como vitrine, pois funcionava apenas uma vez na semana. No entanto, no novo endereço passou a ser o principal espaço de atuação destes autônomos.

“A aceitação do público foi tão boa que hoje funcionamos de sexta a domingo. A Feira que eles estavam antes de mudarem para o calçadão, funcionava uma vez na semana e servia como vitrine para o negócio deles, que tinham outros afazeres durante a semana. Agora eles funcionam três dias seguidos e a empresa deles agora é aqui. Estamos muito felizes que essa parceria com a prefeitura está dando certo”, pontuou Oliveira.

Empreendedores comemoram institucionalização da Feira

O autônomo Alex Silva tem uma barraca onde vende pastel e caldo de cana. Para ele, a institucionalização da feira é uma conquista para todos os empreendedores que trabalham nela.

“Esse decreto assinado pelo prefeito tem uma importância gigantesca. Nós lutamos e buscamos muito esse reconhecimento da prefeitura. Para os expositores essa feira é de extrema importância, pois aqui fazemos renda e movimentamos a economia. Nesse pouco tempo que estamos aqui fomos muito bem recebidos pelos moradores do entorno, pois a feirinha proporciona um ambiente familiar e agradável”, declarou.

A empreendedora Maria Rita Josafá tem uma marca própria de roupas e expõe os produtos na Feira do Calçadão. “Esse espaço tem sido muito bom, graças a Deus o movimento de público é bom e eu tenho boas vendas. Esse espaço agora é mais adequado em comparação ao que ocupávamos antes e além disso, aqui, funcionamos o fim de semana inteiro”, pontuou.

O decreto de criação da “Feira do Calçadão” estabelece algumas regras conforme o Código de Postura do Município como: usar o máximo de respeito para com o público em geral, bem como acatar as ordens dos agentes públicos; manter seu espaço e barracas em completo estado de asseio e higiene e todo alimento somente poderá ser exposto à venda devidamente protegido contra possíveis formas de contaminação.

 

Veja também

Topo