A Ponte dos Macuxi, localizada na BR 401, principal via de interligação entre a capital e os municípios de Cantá, Bonfim, Normandia e o país vizinho, Guiana, teve a iluminação restabelecida pela Prefeitura de Boa Vista. O local voltou a ficar iluminado após alguns meses em escuridão, devido ao furto de cabos da rede elétrica.
Mesmo não sendo responsabilidade da Prefeitura, por estar em uma rodovia federal, os serviços foram feitos pela equipe da Superintendência de Iluminação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A reposição dos fios contemplou os 1.200 metros de extensão da ponte para garantir a segurança das pessoas que passam por lá.
Quem ficou feliz com a iniciativa da Prefeitura foi o auxiliar de serviços gerais, Evaldo Oliveira, que todos os dias passa pela ponte de bicicleta para ir ao trabalho. “Eu tinha que ligar a lanterna do celular para que os carros pudessem me ver. Fiquei com medo depois que um colega se acidentou. Agora estou mais tranquilo. Ficou muito bom”, disse.
Os reparos geraram alto custo para a Prefeitura. Para restabelecer a iluminação da ponte foram investidos cerca de R$ 120 mil. Foram repostos cerca de 1.700 metros de cabos do sistema elétrico que haviam sido furtados em junho, conforme registro efetuado na central 156.
Além disso, também foi necessário fazer reparos em cinco postes e substituir um que havia caído e estava com a estrutura danificada. O local que é alvo constante de furtos da fiação, revendida ilegalmente a receptadores, agora conta com um novo sistema para dificultar a ação dos criminosos.
Outros casos
Recentemente as praças do Pricumã e Cabos e Soldados, no Caranã e parte da Orla ficaram sem energia devido ao mesmo motivo. O prejuízo gerado ao município somente em dezembro e janeiro com reposição de fios e reparos em sistemas elétricos danificados nos espaços públicos foi de cerca de 115 mil reais.
O furto de fios nesses lugares é um crime que prejudica a população, pois interrompe o circuito elétrico e os deixa em completa escuridão. Por comprometer a segurança dos munícipes é preciso ser comunicado imediatamente, através da central 156.
“Pedimos que assim que identificar que os locais estão sem luz, as pessoas liguem pro 156. Precisamos fazer o levantamento do serviço, orçamento e acionar a empresa. E como os criminosos quebram a estrutura pra furtar os fios, temos que refazer e leva um tempo”, salientou o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim.
Suyla Natanna