Prefeitura segue com limpeza de canais para eliminar pontos alagamentos

Cerca de 2 a 3 toneladas de lixo são recolhidos pelas equipes nesses pontos e por isso, é importante que a população se conscientize quanto a essa prática. – Fotos: Fernando Teixeira

O período chuvoso chegou e a prefeitura segue trabalhando diariamente com a limpeza nos canais de escoamento, para ajudar a reduzir o alagamento em pontos críticos da capital. Esse trabalho é feito pela equipe da Patrulha da Chuva, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SPMA). Nesta quinta-feira, 10, as equipes retiraram lixo do canal localizado no igarapé Caxangá, no bairro São Vicente.

De acordo com o supervisor da Patrulha na Chuva, José Remildo da Silva, por dia são retirados cerca de 2 a 3 toneladas de lixo desses pontos de escoamento. O trabalho conta com 20 funcionários, que são divididos em duas equipes. No entanto, é fundamental que a população também se conscientize, evitando jogar lixos nesses locais.

“O nosso trabalho é feito durante todo o ano, mas quando chega mais próximo desse período de inverno, esse trabalho aumenta e temos que manter essas valas limpas. E nesses canais encontramos além do mato, sofá velho, fogão, dentre outros tipos de lixo. E por isso, a população precisa colaborar, para evitar que esses canais fiquem impedidos de escoar a água”, disse o supervisor.

O empresário Edson José Barbosa tem uma marcenaria bem ao lado do canal de escoamento do igarapé Caxangá e aproveitou para acompanhar o trabalho feito pela equipe de limpeza. Para ele, esse tipo de serviço evita alagamentos e ainda contribui com a preservação do meio ambiente.

“No período de inverno era terrível. Cheguei a perder vários materiais, quando não tinha esse canal de escoamento. E agora melhorou, porque a equipe da prefeitura sempre faz a limpeza todo mês nessa vala. Esse trabalho é ótimo, porque ajuda a evitar os alagamentos nas ruas da nossa cidade”, afirmou o empresário.

A equipe começa a limpeza nas primeiras horas do dia. Geovani dos Santos é um dos agentes de limpeza e dá um recado para a população. “Eu já vi um rapaz capinando um terreno e depois jogando a galhada dentro da vala. E por isso eu peço o apoio da população para evitar de jogar lixo nesses locais”, pediu Geovani.

Período Chuvoso

Por conta da chuva que já começou na capital. As margens da prainha do Parque do Rio Branco, foi tomada por galhadas. E a equipe de limpeza da prefeitura, vem desde o início dessa semana, retirando esses materiais. Para deixar o espaço de lazer, sempre limpo para a população.

A auxiliar de limpeza, Cleunice Vieira, estava visitando o Parque do Rio Branco e observou o trabalho feito nas margens da prainha. “É muito bom esse trabalho da prefeitura e a população também tem que ter a consciência, de não jogar lixo nas valas e é bom visitar esse ponto da cidade e encontrar ele sempre limpo”, elogiou Cleunice.

Wandilson Prata

 

Veja também

Topo