Para garantir mais segurança aos pedestres, motoristas e motociclistas, a Prefeitura de Boa Vista começou esta semana a instalação de quatro novos semáforos na capital, em cruzamentos considerados críticos e de intenso fluxo de veículos. Com a conclusão dos serviços, o município passará de 87 para 91 pontos semafóricos espalhados pela cidade.
O primeiro está sendo instalado no cruzamento da Avenida Padre Anchieta com a Rua Antares, no bairro Dr. Silvio Leite. Os outros pontos serão entre a Rua Felipe Xaud com a Avenida São Sebastião, na Rua Jerusalém com a Rua Doutor Rubem Lima Filho, ambos no bairro Cambará. O quarto ponto receberá sinalização de pedestres, a ser instalado na Avenida Brasil, em frente a Polícia Federal, no bairro Treze de Setembro.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), Julyerre Pablo, todos esses pontos foram estudados pela engenharia de trânsito do município.
“Nesse processo, foi considerado o tráfego de veículos, a circulação de pedestres, as interseções próximas, entre outros fatores. Após o estudo, foi diagnosticada a necessidade da instalação. Um dos pontos que receberão semáforo, só nesse ano, foram registradas duas mortes, no trecho da Felipe Xaud com a São Sebastião”, disse.
Morador satisfeito com a nova sinalização no bairro Sílvio Leite
No primeiro ponto contemplado, cruzamento entre a Avenida Padre Anchieta com a rua Antares (Sílvio Leite), há muitas casas e comércios, e o novo semáforo está sendo muito bem recebido por quem presencia acidentes e infrações de trânsito diariamente. É o caso do morador Deran Jefferson, que vive há 30 anos no local.
“Já testemunhei vários acidentes, carros já entraram no quintal da minha casa, quebraram os muros. É difícil conviver com essa situação. Então, acredito que vai ficar muito melhor com essa nova sinalização. Estamos felizes e esperamos que as pessoas respeitem”, declarou o morador.
O secretário Jullyerre ressaltou ainda que neste primeiro ponto também vai desafogar o tráfego de veículo no trecho da Mário Homem de Melo com av. Padre Anchieta, resolvendo uma problemática do local. “Lá já aconteceram muitos acidentes e a ideia do semáforo em um cruzamento antes deste local crítico é para fazer os carros pararem e facilitar a travessia”, explicou.
Ana Luiza Cardoso