
Em busca da qualificação profissional, o preparador físico Moisés Loureiro, com passagem pelo Grêmio Atlético Sampaio (Gas), na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro 2025 e bicampeão roraimense, pelo São Raimundo, ao lado do treinador multicampeão Chiquinho Viana – chegou a Boa Vista na manhã desta quinta-feira, 25, após dar início ao processo de formação do curso de Licença A da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre os dias 17 a 22 de setembro, no CT do Cruzeiro Esporte Clube (Toca 1), em Belo Horizonte.
Se tratando de pioneirismo, Moisés Loureiro é o primeiro preparador físico residente em Roraima e atuante no futebol local, a chegar nesta formação de Licença A Preparador Físico. Nenhum roraimense que atua nesta função atingiu este feito.
“É motivo de muito orgulho, mas também de responsabilidade. É uma conquista que abre portas, valoriza nosso futebol e me dá ainda mais ferramentas, para contribuir na formação de atletas e no crescimento do esporte no estado. É um momento de grande importância e valorização profissional. A Licença A da CBF para preparadores físicos é hoje uma das formações mais qualificadas no país, exigida e reconhecida em clubes de ponta, tanto no futebol de base quanto no profissional”, disse Moisés Loureiro.
O preparador físico Moisés Loureiro compartilhou experiências com grandes nomes do futebol brasileiro, entre eles: Professores Gustavo Shiroma (preparador físico do Cruzeiro), Pedro Menezes (coordenador de performance do Atlético-MG, multicampeão pelo Flamengo), o professor Gibison Moreira ex-Atletico-MG, doutor em Ciência do Esporte, o treinador Henrique Barcelos com passagens por clubes na Europa, além dos coordenadores Cloves Franciscon e Marcelo Quintanilha. Além de outros colegas de turma, que atuam em grandes clubes da Série A e B.
“Especial momento. Além da qualificação profissional, tive a oportunidade de compartilhar experiências e aprender com grandes referências do futebol brasileiro. Esse network fortalece ainda mais meu crescimento e amplia horizontes dentro do futebol”, disse Moisés Loureiro.
A relevância desse passo está em vários pontos:
• Reconhecimento nacional: a certificação é reconhecida pela CBF e pela Conmebol, o que amplia a oportunidades de atuação no futebol brasileiro e até em nível internacional.
• Qualificação técnica: o curso aprofunda conhecimentos modernos em ciência do esporte, preparação física e metodologia de treinamento, o que te dá ainda mais ferramentas para desenvolver atletas e potencializar equipes.
• Fortalecimento da carreira: além da experiência prática em clubes como São Raimundo e GAS, a licença mostra que estamos em constante evolução e busca estar no mais alto nível de formação.
• Contribuição para o futebol local: com essa bagagem, podemos elevar o padrão de preparação física em Roraima, tanto em clubes profissionais quanto em projetos de base, formando talentos com qualidade.


