O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), recebeu na manhã desta quinta-feira, 9, o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior, acompanhado do diretor executivo da Rede Amazônica em Roraima, Joel Gomes, e foi presenteado com um exemplar do Caderno de Soluções para a Amazônia.
O projeto, que já está na segunda temporada, conta com a participação de especialistas e sociedade civil. O presidente do Poder Legislativo destacou a relevância de uma coletânea voltada para a resolução de problemas existentes na Amazônia elaborada com propostas regionais.
“O mais importante neste trabalho realizado pela Rede Amazônica é que as soluções foram propostas por pessoas que moram aqui na Região Norte, que conhecem nossas vivências e nossas particularidades. Recebemos esse caderno, vamos compartilhar com os demais deputados e naturalmente faremos bom uso dessas informações. Daqui podem nascer sugestões para o Executivo, projetos de lei, emendas à Constituição”, ressaltou Sampaio.
De acordo com o CEO da Rede Amazônica, o trabalho feito pela plataforma “Amazônia Que Eu Quero” é uma coletânea do primeiro ano da ferramenta.
“Levantamos 50 propostas de cinco fóruns que foram realizados com a participação de instituições públicas e privadas, além da sociedade civil, gerando essas propostas, exatamente em alguns termos, como empreendedorismo, modelo econômico, florestas, energia limpa, desenvolvimento sustentável, de uma maneira a ajudar gestores públicos no seu trabalho”, disse.
Ainda de acordo com Phelippe Daou, a intenção da Rede Amazônica é estreitar laços com o Poder Legislativo.
“A Rede Amazônica pretende estar cada dia mais próxima da Assembleia Legislativa, no sentido de apresentar o que vem sendo feito pela Assembleia em favor do Estado. A gente precisa contar essas boas histórias que a Assembleia consegue construir em Roraima. E, sendo assim, a gente consegue ajudar a construir um Estado melhor”, completou.
Durante o encontro, o presidente da ALE-RR aproveitou para presentear o CEO da Rede Amazônica com um exemplar da “Parlamento em Revista” e com uma edição ilustrada limitada da Constituição de Roraima.
‘Caminhos Para a Democracia’
A primeira temporada do projeto, que é desenvolvido pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá, foi realizada entre os anos de 2021 e 2022. Chamada de “Caminhos Para a Democracia”, contou com a participação de especialistas e sociedade civil, a partir de fóruns de debates e ações presenciais.
Os encontros originaram a coletânea com 50 soluções benéficas, voltadas para a infraestrutura, desenvolvimento econômico sustentável, empreendedorismo, energia limpa, florestas, entre outros.
Leo Daubermann