A Assembleia Legislativa de Roraima vai conceder na manhã desta terça-feira, 14, a Comenda de Cidadão Benemérito do Estado de Roraima ao presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros. A honraria foi proposta pelo deputado Idázio da Perfil (MDB) e será entregue em sessão solene, no plenário da Assembleia Legislativa, às 10h.
A Comenda Cidadão Benemérito de Roraima foi validada pela Lei Estadual nº 61/1994 e é destinada a quem presta, ou tenha prestado, serviços relevantes ao Estado de Roraima, contribuído nos campos científico, cultural, artístico e literário ou ter desenvolvido ações de relevante valor social.
Este ano, durante as discussões sobre a Reforma Tributária no Congresso Nacional, a CNC e o Sistema Fecomércio-RR defenderam o setor de serviços e a manutenção das Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim.
“O presidente da CNC é um amazônida e o Drº José Roberto Tadros sabe a importância do comércio de bens, serviços e turismo para o desenvolvimento da nossa região. Vivemos bons momentos para o comércio e ter o apoio da Confederação Nacional é fundamental para trabalhar em defesa dos interesses dos empresários e trabalhadores do comércio. Entregar o Título de Cidadão Benemérito para quem defende o Norte é destacar a contribuição desses profissionais que realmente atuam pelo desenvolvimento da Amazônia”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD, Ademir dos Santos.
Quem é José Roberto Tadros?
Nasceu em Manaus (AM), é empresário, advogado, pós-graduado em ciências políticas, líder sindical empresarial e escritor. Desde 2018, é presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Amazonas desde 1986 (atualmente licenciado). Foi cônsul honorário da Grécia na Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) durante 20 anos, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas, vice-presidente da Academia Carioca de Direito, membro da Academia Amazonense de Letras, presidente da Academia Líbano- Brasileira de Letras, Artes e Ciências e membro da Academia Nacional de Agricultura.
Começou sua trajetória na mais antiga empresa do Amazonas, a José Tadros & Cia, fundada por seu bisavô, em 1874. É autor dos livros O Grande Amazonas em Marcha (2017), Ideias Confessadas (2011), Da Razão e das Palavras (2010) e Marco para Novas Gerações (2010), além de coautor de Incentivos Fiscais para o Progresso do Amazonas, já tendo lecionado Filosofia, Sociologia e História. À frente da CNC, tem ampliado o protagonismo da entidade nacionalmente e fortalecido a atuação de seus braços sociais: Sesc e Senac.