Presidente Sampaio recebe título ‘Amigo da Perícia Oficial de Natureza Criminal’

O 1º secretário da Casa Legislativa, deputado Jorge Everton também recebeu o reconhecimento das associações. – Fotos: Jader Souza

Nesta terça-feira, 3, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), e o deputado Jorge Everton (União) receberam da Associação Roraimense de Peritos Oficiais de Natureza Criminal (Arpo) e da Associação Brasileira de Criminalística (ABC) o título de “Amigo da Perícia Oficial de Natureza Criminal”. O reconhecimento das agremiações faz parte dos agradecimentos aos parlamentares da Casa Legislativa pelos projetos de lei aprovados em valorização da categoria.

“Atuamos para garantir melhores condições de trabalho aos servidores do nosso Estado, que são fundamentais no desenvolvimento de Roraima, e os peritos contribuem com a justiça, na elucidação de crimes, sempre trabalhando em prol da verdade e com uso de provas técnicas, sendo que essas investigações científicas facilitam a aplicação da lei”, disse o presidente Sampaio.

A homenagem é alusiva ao Dia Estadual da Perícia de Natureza Criminal, celebrado anualmente em 17 de setembro, tendo como autora do projeto de lei a deputada Catarina Guerra (União).

Denise dos Santos, perita odontologista, destacou que o reconhecimento aos parlamentares estaduais é mais do que justo. “Essa homenagem reflete o nosso reconhecimento pelo apoio que o Legislativo tem dado ao IML [Instituto Médico Legal] e a perícia de natureza oficial do estado de Roraima, inclusive com a criação do Dia Estadual da Perícia Oficial”, ressaltou.

Os peritos aproveitaram a visita ao Parlamento roraimense para pleitear a equiparação salarial da classe junto aos delegados da polícia civil, conforme explicou o médico-legista Francisco Farias.

“Protocolamos documento aqui na Casa Legislativa para que, junto da avaliação do nosso governador, haja a equiparação salarial dos peritos, tanto médicos, odontologistas e peritos criminais, com os salários dos senhores delegados. Nós começamos a nossa vida profissional com um salário bem semelhante ao deles e hoje os delegados, porém hoje tem uma diferença significante”, informou o médico.

Anderson Caldas

 

 

Veja também

Topo