Nesta sexta-feira, 29, a diretoria da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) empossou os novos membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidente e Assédio) para gestão 2023/2024.
A nova composição conta com 10 membros, sendo seis titulares e quatro suplentes, que foram eleitos durante votação interna, entre os colaboradores da Companhia, por meio de urna eletrônica que contou com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral e via Intranet. Ao todo, 453 colaboradores participaram da votação.
“Investir na prevenção de acidentes e na promoção da saúde do trabalhador, aumenta a produtividade e reduz o número de afastamentos e melhora do clima organizacional. E é com muita satisfação que damos posse a nova diretoria da Cipa, esperamos que façam um trabalho de cuidado com os colaboradores, pois isso traz mais segurança e mais qualidade de vida para eles”, explicou diretor Comercial e do Interior, Cícero Batista.
O presidente da Cipa, José Brito, destacou a importância das ações de prevenção e cuidado dos colaboradores. “A Cipa desempenha um papel fundamental dentro da Caer e vamos dar continuidade às ações que já vinha sendo desenvolvidas, com orientação, palestras de prevenção e fiscalização junto aos colaboradores”, disse.
Desde 2020, a Caer conta com uma Cipa, composta por representantes dos trabalhadores e da empresa, que tem como objetivo a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Treinamento
Assim que eleitos os novos membros da Comissão passam por um treinamento com o objetivo de orientar os novos “cipeiros” sobre a legislação vigente, os possíveis riscos para a saúde e a segurança dos colaboradores.
Foram tratados assuntos como legislação previdenciária, doenças ocupacionais, equipamentos de proteção individual, doenças sexualmente transmissíveis, inspeção de ambiente de trabalho, NR5, entre outros.
Neuzelir Moreira