A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou entre os dias 11 a 15 de novembro a Operação Proclamação de República 2022. Durante este período foi reforçado o policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, de acordo com as estatísticas.
Em Roraima, o período da Operação contemplou as festividades da 41ª edição da Exposição – Feira Agropecuária de Roraima – EXPOFERR-, no parque de exposição Dandãezinho, localizado no km 513 da BR 174, em Boa Vista, e os esforços da operação foram direcionados principalmente naquela região.
Devido ao intenso fluxo de veículos, principalmente a noite, foram registrados congestionamentos com cerca de 6km na ida para o Parque no acesso pelo bairro Cauamé. A via alternativa, Anel viário, o fluxo seguiu normalmente, sem maiores transtornos.
A PRF esteve com várias equipes no local, durante o dia a noite, garantindo a segurança viária, fazendo orientações de trânsito e fiscalizações com foco especial no uso de bebidas alcoólicas na direção de veículos.
Durante o período da operação cerca de 250 veículos e 320 pessoas foram fiscalizadas. Foram realizados mais de 100 testes de etilômetro, 23 condutores foram autuados por se recusarem a realizar o teste e 6 pessoas foram flagradas conduzindo veículos sob o efeito de álcool. Dentre as principais infrações observadas, estava a falta do uso de cinto de segurança e ultrapassagens proibidas, como em faixas contínuas.
Foram registrados 6 acidentes, sendo 2 com feridos. Os acidentes ocorreram no Anel Viário e BR 174 norte, nas proximidades da EXPOFERR. Nenhum óbito foi registrado nas rodovias federais de Roraima nesse período.
Foram efetuadas, ainda, 11 prisões por crimes diversos, sendo 7 por embriaguez ao volante. Os outros crimes foram, descumprimento de decisão judicial, descumprimento de prisão domiciliar, desobediência, resistência, direção perigosa e lesão corporal.