Primeira Infância: Comitiva da Petrobras está em Boa Vista para conhecer trabalho inovador da prefeitura

A intenção da visita é levar ideias inovadoras para as regiões onde a Petrobras atua, como na área de responsabilidade social. – Fotos: Léo Costa

Há 8 anos, o trabalho desenvolvido com a Primeira Infância em Boa Vista tem se tornado referência nacional e internacional. Pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo vêm à cidade conhecer de perto as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento infantil. E nesta semana, uma comitiva da Petrobras veio cumprir agenda na cidade para conhecer a rede de atendimentos que integram os serviços no município.

Na comitiva está a gerente executiva de responsabilidade social da Petrobras, Rafaela Guedes, a gerente de Projetos Sociais, Marcela Levigard, a gerente de Relacionamento Comunitário, Danuzza Braune, e o gerente executivo de Inteligência e Segurança Corporativa, Ricardo Marques. No roteiro de visitas está o Programa Família que Acolhe, escola municipal, posto de saúde, o Creas Centenário, Cras União, Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), encerrando no Parque do Rio Branco.

“A Petrobras é uma das maiores empresas públicas do país, que busca Boa Vista como referência nas políticas de primeira infância. Me sinto honrado em receber essa equipe, que veio buscar inspiração para outros projetos a nível de Brasil. Eles terão oportunidade de conhecer muitas iniciativas dentro das escolas, postos de saúde, nas praças da cidade. Esse contexto a prefeitura conseguiu construir nesses nove anos de trabalho, culminando nesse reconhecimento nacional”, disse o prefeito Arthur Henrique.

A intenção da equipe é levar ideias inovadoras para as regiões onde a Petrobras atua. Na área de responsabilidade social, um dos grandes projetos da empresa é o “Territórios pela Primeira Infância”, desenvolvidos no entorno das suas operações. O Sudeste, região onde se concentra grande parte da produção, também é o foco maior de atuação, iniciando pelo Rio de Janeiro, sede. Porém, nas demais regiões onde tem projetos a ideia é que a comitiva leve as melhores práticas para serem implementadas.

“A gente veio aprender um pouco e absorver experiências da primeira infância. Aprender com o que Boa Vista já vem fazendo. As referências e os indicadores que apresentaram são incríveis. Vamos voltar com bastante bagagem e conteúdo para trabalhar e poder aprimorar esse nosso projeto. A ideia é visitar essas iniciativas e acompanhar de perto os avanços que Boa Vista vem vivenciando”, disse Rafaela Guedes.

De acordo com Marcela Levigard, a Petrobras vem implementando iniciativas desde 2019, em parceria com organizações da sociedade civil. O que ela espera ver em Boa Vista, são os avanços de um município que já está implementando práticas de sucesso há, aproximadamente, 10 anos.

“Viemos nos inspirar e ver na prática como aqui está funcionando. Estamos numa etapa de estruturação dessas iniciativas na Petrobras. Um ponto importante em Boa Vista é a questão da interssetorialidade. Estamos trabalhando muito com educação e desenvolvimento social, mas aqui vocês integram outras secretarias. Queremos ver os avanços já conquistados e os aprendizados que já tiveram para que a gente aprimore a nossa implementação”, disse.

Capital da Primeira Infância: Família que Acolhe deu início ao processo de transformação

O Programa Família que Acolhe, política pública criada em 2013, acompanha a criança, da gestação aos seis anos de idade e foi a iniciativa que deu início a todo o processo de transformação dos últimos oito anos. Hoje, como Capital da Primeira Infância, Boa Vista reflete uma gestão que se preocupa com a criança e suas famílias. Os detalhes estão nos equipamentos públicos, nas praças, nas ruas e no atendimento voltado ao público infantil. Mais de 20 mil famílias já foram alcançadas pelo programa desde 2013.

Roteiro das visitas (quarta-feira)

8h30 – Encontro prefeitura
9h – Proinfância Waldinete de Carvalho
10h – sede do Família que Acolhe
11h – CREAS Centenário (espaços lúdicos)
12h – intervalo almoço
14h – Encontro prefeitura
14h30 – UBS Buritis
15h30 – CRAS União (FQA descentralização)
16h30 – Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI)
17h30 – Parque do Rio Branco – Mirante e Selvinha

Ceiça Chaves

 

 

Veja também

Topo