As atividades acontecem de 28 a 31 de agosto no Auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, no período da manhã e tarde, e tem como público-alvo gestores das secretarias de saúde, educação, assistência social, além de conselhos tutelares e outros.
Para atender aos 14 municípios, a oficina será realizada em dois momentos distintos, o primeiro nos dias 28 e 29 para os representantes dos municípios de Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz do Anauá; e nos dias 30 e 31 para os representantes de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.
A demanda por uma consultoria especializada foi viabilizada pela Corte de Contas que contratou o Instituto da Infância (Ifan) para colaborar na construção de instrumentos mais efetivos.
“Os municípios já tem um trabalho muito bom iniciado, e nós estamos aqui, como Tribunal de Contas, para contribuir com a vertente pedagógica, ou seja, para que as políticas públicas sejam entregues com qualidade e efetividade, na ponta”, diz a auditora de controle externo Valdélia Lena, representando a coordenadora do GT, conselheira Cilene Salomão durante a abertura do evento.
Para a secretária de educação do município de Mucajaí, Sueli Magalhães, a oficina é de suma importância para os municípios. “É uma situação nova, a construção do plano, que gera uma expectativa de conhecimento para toda a equipe intersetorial. Aperfeiçoar esse plano vai nos direcionar para melhor trabalhar com a primeira infância.”
A gestora vê como positiva a atuação do TCERR numa perspectiva pedagógica. “Nesse trabalho conjunto, jurisdicionado – TCERR, você pode ver onde estamos acertando, o que precisa melhorar no atendimento que se leva à criança,” conclui.
O Ifan
O Instituto da Infância (Ifan) é uma organização da sociedade civil, com sede em Fortaleza (CE) que tem por missão produzir e disseminar conhecimentos inovadores sobre as infâncias. As instrutoras Luzia Torres Gerosa Laffite e Neilza Alves Buarque Costa, conduzirão as atividades de suporte técnico aos gestores roraimenses. Ambas tem vasta atuação na área da gestão de projetos e infância. Serão abordados, entre outros temas, parentalidade, a criança no contexto cidade e meio ambiente, governabilidade na Primeira Infância e outros, além da parte prática, na qual os participantes poderão tirar dúvidas, revisar as estratégias e garantir o posterior acompanhamento e avaliação dos planos.
Conheça as instrutoras
Luzia Laffite possui 20 anos de experiência em gestão de organizações sem fins lucrativos, visão estratégica e formação de equipes, especializada em programas para público infantil e juvenil. Psicóloga, especialista em psicologia organizacional e administração de empresas (PUC), especialista em psicologia infantil, com formação em liderança executiva em desenvolvimento da primeira infância pelo Núcleo Ciência pela Infância da Universidade de Harvard, e Ciência e Implementação de Políticas Públicas na primeira infância, pelo instituto Insper-SP.
Neilza Costa atua há 19 anos na área social em direitos da criança e do adolescente, com desempenho nas áreas de gestão de projetos sociais, elaboração de projetos, área técnica programática, advocacy, articulação política, mobilização social e comunitária. É bacharel em Serviço Social (UFPE) e Psicologia Social pela Faculdade Frassineti.