O tema do 10º Forint (Fórum de Integração, Pesquisa, Ensino e Tecnologia), “Da Diversidade à Igualdade: vivências em um contexto de interculturalidade”, foi o escolhido para o Concurso de Arte e Cultura do Proarc 2022 (Programa de Arte e Cultura) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), que vai selecionar as melhores produções artístico-culturais nas seguintes categorias: poema, desenho/pintura e fotografia. O edital foi lançado na última sexta-feira, 5.
A seleção é voltada para estudantes, ex-estudantes, e servidores e servidoras do instituto, além de ser aberta à comunidade em geral. As pessoas interessadas em concorrer com uma produção artística de autoria própria podem se inscrever a partir desta segunda-feira, 7, até o próximo dia 17, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesomRm18Mk_Ozt8ziZg6dc9cYT_oP8C8-WsGaoPsVxelYTJA/viewform.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do IFRR, professora Sueli Martins, a iniciativa do concurso surgiu com o objetivo de estimular a comunidade acadêmica e externa da instituição a produzir, refletir e contextualizar as produções artísticas e culturais de Roraima.
“Acreditamos na possibilidade de contribuir com o processo de combate às desigualdades e de inclusão social, por meio de ações artísticas e culturais. Por isso, um dos critérios de submissão dos trabalhos é que não contenha qualquer tipo de conteúdo preconceituoso ou que incentive a discriminação/segregação a qualquer público ou contrário aos direitos humanos”, ressaltou.
Conforme o edital, as obras serão avaliadas por uma equipe de professores e professoras especialistas com conhecimento nas categorias previstas, e os primeiros colocados em cada categoria receberão um tablet, acompanhado de certificação de reconhecimento ao mérito da produção realizada. Já os segundos e terceiros colocados ganharão um kit de brinde institucional, também acompanhado de certificação de reconhecimento.