Procuradoria Especial da Mulher da ALE-RR reúne servidoras para falar sobre combate ao câncer

Mulheres devem estar atentas ao corpo e buscar diagnóstico precoce. – Fotos: Nonato Sousa

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) realizou na tarde desta quarta-feira, 18, na sede da instituição, uma extensa programação para conscientizar as servidoras do Poder Legislativo sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. O diagnóstico precoce é fundamental para fazer o tratamento e obter a cura.

O evento “Todas Juntas no Combate ao Câncer de Mama” faz parte das ações do Outubro Rosa e contou com a parceria dos salões Fios de Luxo e Studio de Beleza Luana Corbari, que promoveram cortes de cabelo, maquiagem e desenho de sobrancelhas. Houve várias atividades, como palestras, além de sorteios de brindes e coquetel de confraternização.

Deputada Joilma Teodoro

A deputada Joilma Teodoro (Podemos), procuradora especial da Mulher, lembrou que todos os dias as equipes da Procuradoria estão nas ruas e nas instituições públicas e privadas levando informação de qualidade a todas as mulheres, e que o evento é uma forma de reconhecimento àquelas que ajudam a transformar Roraima em um estado que respeita seus direitos.

“As nossas servidoras não podiam ficar de fora. Então a gente preparou esse momento de palestras, para que elas entendam um pouco mais da prevenção do câncer de mama. Isso é uma preocupação não só da procuradora, mas do nosso presidente Sampaio, e de todos os deputados, para que a gente possa prevenir e evitar que nossas servidoras tenham câncer de mama”, disse, ao agradecer toda a equipe da PEM.

Ela ressaltou que como o mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção ao câncer de mama, se aproveitou o momento de confraternização para reforçar a campanha “Mechas de Esperança”.

Marília Pinto

“Aproveitamos para cortar os cabelos das meninas que chegam com o cabelo enorme, para que façam sua doação. Já temos mais de 100 perucas para doar às mulheres que tanto precisam melhorar a sua autoestima.”, reforçou a parlamentar.

As palestras foram ministradas pela ginecologista Luciana Arcoverde e a diretora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Marília Pinto, que ressaltou que em média são 60 mil casos por ano no Brasil, sendo a maior incidência o câncer de mama, que nas décadas de 1970 e 1980 era uma sentença de morte, mas que hoje a realidade é outra.

“Através do diagnóstico precoce, há 95% de chance dessas mulheres obterem cura. Então, é preciso que você, mulher, fique atenta, que multiplique essas informações. Chame a atenção para isso, convoque sua família, suas amigas, suas vizinhas a participarem desse momento”, disse Marília.

Glaucia Gembro

Ela destacou o papel da Assembleia Legislativa por meio da Procuradoria Especial da Mulher quando realiza eventos de conscientização. “É essencial que todos os gestores, em todos os níveis e instâncias de atenção, possam estar voltados para a importância do diagnóstico precoce”, observou, ao salientar que o Centro de Referência de Saúde da Mulher faz parte da rede de apoio e, sem dúvida alguma, participa com a realização de exames diagnósticos, tratamento, diagnóstico clínico, biópsias e o acolhimento da mulher.

A diretora da PEM, Glaucia Gembro, fez uma retrospectiva do trabalho realizado pela procuradoria, principalmente neste mês, em que as ações foram intensificadas.

Antônia Lúcia de Oliveira Sousa

“Não é só a tarde de hoje, mas ao longo do mês a Procuradoria Especial do Mulher tem realizado um trabalho de conscientização e recebendo doações de cabelo. Hoje é um momento que nós encontramos para falar sobre a prevenção e reforçar o nosso pedido de doação de mechas. É uma ação muito acolhedora, e de uma forma leve, estamos falando sobre esse problema”, disse

Antônia Lúcia de Oliveira Sousa, psicóloga do Chame, avaliou a ação como positiva porque reúne as servidoras para tratar de um assunto que preocupa qualquer mulher. “É muito gratificante participar desse lindo evento que a procuradoria nos ofereceu”.

Ela aproveitou a ação para cortar o cabelo. “Muita gratidão a essas mulheres que estão vindo aqui doar seus cabelos para fazer outras mulheres felizes. Como eu estou feliz e muito grata pela procuradoria, que nos proporcionou esse evento maravilhoso”, reforçou.

Marilena Freitas

 

Veja também

Topo