Produtores de cacau do Sul do Estado expõem produtos derivados do fruto na Expoferr 2025

Produtores colocaram em prática o que aprenderam, apresentando na feira itens como licor de cacau, mel, cocada, nibs, nibs caramelizado, chocolate 70%, pão de mel, chocolate com cumaru e com castanha-do-brasil, entre outros produtos. – Fotos: Fernanda Marins

O conhecimento adquirido em sala de aula se transformou em sabor e inovação na 44ª edição da Expoferr Show. Produtores rurais do Sul do Estado levaram para o público uma variedade de produtos derivados do cacau, resultado direto do treinamento “Aproveitamento Integral do Cacau – Fruto, Amêndoa e Subprodutos”, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Roraima (Senar-RR) no município de Caroebe, em parceria com o Sebrae Roraima.

O curso aconteceu no fim de outubro e, em apenas 15 dias, os produtores colocaram em prática o que aprenderam, apresentando na feira itens como licor de cacau, mel, cocada, nibs, nibs caramelizado, chocolate 70%, pão de mel, chocolate com cumaru e com castanha-do-brasil, entre outros produtos derivados do cacau que encantaram os visitantes do evento.

Para o produtor rural Josimo Carvalho, de São João da Baliza, a capacitação trouxe um novo olhar sobre as possibilidades de geração de renda a partir do cacau.

“A gente gostou muito do treinamento porque tinha muita coisa que a gente não sabia, e a professora incentivou a gente a produzir chocolate, a agregar valor ao nosso cacau. Foi muito interessante o curso. Em uma semana a gente aprendeu, se uniu e conseguiu trazer produtos para a Expoferr, produtos que, por sinal, são de ótima qualidade”, destacou.

A produtora Maria Divina de Araújo, de Caroebe, também participou do curso e ressalta o aprendizado técnico que transformou o modo como ela lida com o fruto.

“Tinha muita coisa que a gente tinha dúvida, mas a professora explicou tudo, desde a plantação até a colheita e fermentação, para chegarmos a um chocolate de boa qualidade. A coisa mais simples que eu não sabia era torrar o cacau, e agora já aprendi. Trouxe nibs de cacau, o cacau seco e torrado para a feira”, contou.

Os produtos estão sendo expostos no Pavilhão Juntos pelo Agro, uma parceria entre o Sistema Faerr/Senar e o Sebrae Roraima. O espaço funciona das 16h às 22h e segue aberto ao público até o próximo sábado, dia 8 de novembro.

Fernanda Marins

Veja também

Topo