PROEG/UFRR alerta aprovados no Sisu 2026 sobre prazos para envio de documentação e análise presencial de heteroidentificação

Os candidatos cujos nomes iniciam com as letras de A a J deverão comparecer no dia 4 de fevereiro, de K a R ocorrerá no dia 5 e S a Z será no dia 6. – Foto: CoordCom | UFRR

A Universidade Federal de Roraima, por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG/UFRR), reforça que os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2026) devem cumprir, dentro do prazo estabelecido, o envio da documentação de matrícula e realização do processo de heteroidentificação.

Conforme cronograma retificado do processo de seleção, publicado pela Comissão Permanente de Vestibular (CPV/UFRR) em 12 de janeiro, o envio e análise da documentação ocorrem no período de 4 a 6 de fevereiro por meio do Portal de Cadastro Acadêmico da UFRR. Entre os documentos solicitados estão documento de identidade, certidão de quitação eleitoral, fotografia 3×4, certificado de conclusão de ensino médio, prova de quitação com o serviço militar, entre outros.

Também no período de 4 a 6 de fevereiro acontece a etapa presencial de heteroidentificação para os candidatos aprovados nas vagas destinadas para pessoas negras, pardas, indígenas e quilombolas. A análise ocorre no Centro de Atendimento Acadêmico, localizado no Bloco VII do campus Paricarana, com datas organizadas conforme a letra inicial do nome do candidato.

A abertura dos portões ocorrerá às 8h com fechamento às 8h45. Desta forma, os candidatos cujos nomes iniciam com as letras de A a J deverão comparecer no dia 4 de fevereiro, de K a R ocorrerá no dia 5 e S a Z será no dia 6.

De acordo com o edital, os candidatos devem se apresentar à comissão com documento oficial de identificação com foto e a Autodeclaração Étnico-Racial devidamente preenchida para a verificação. Durante o procedimento de análise será verificada a veracidade da autodeclaração étnico-racial com base nos traços fenotípicos visíveis do candidato.

Conforme a Comissão de Heteroidentificação, os exames serão realizados em salas estruturas para o atendimento aos candidatos e totalizarão três bancas funcionando de forma simultânea.

Saiba mais

Por meio do Sisu 2026, a UFRR ofertou 719 vagas distribuídas em 38 cursos de graduação. Esta edição destinou nacionalmente 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de um total de 136 instituições participantes. De acordo com a PROEG/UFRR, dessas 719 vagas colocadas à disposição pela instituição, 603 vagas serão ocupadas por estudantes da rede escolar roraimense.

Uma das novidades para este ano é que o Sisu passou a considerar o resultado das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). Com isso, “a seleção dos candidatos terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso”, conquistada pelo estudante, segundo o Ministério da Educação (MEC).

O resultado da seleção foi divulgado na última quinta-feira, 29, e os interessados poderão consultar seu desempenho por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Veja também

Topo