A diretora-geral do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR), professora Pierlangela Cunha, vai integrar o corpo de especialistas representantes da educação profissional científica e tecnológica na Amazônia Legal que vão participar de uma visita técnica à Alemanha no período de 25 a 29 de setembro.
Proposta pela Agência Alemã de Cooperação Internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), a visita vai tratar sobre bioeconomia para a formação de um núcleo de colaboração entre profissionais e instituições de educação profissional e tecnológica (EPT).
Para isso, serão compartilhadas as práticas alemãs, no âmbito da EPT, em visitas a empresas, indústrias e instituições de ensino. Além disso, haverá sessões para o delineamento da proposta de colaboração em bioeconomia para a educação profissional e tecnológica do Brasil, com foco inicial na Amazônia Legal.
A professora Pierlangela Cunha comentou que é satisfatório estar entre os três gestores da Amazônia Legal indicados para a missão internacional. “É uma honra compor essa delegação representando o Instituto Federal de Roraima e poder trazer para a Rede Federal, em especial às instituições inseridas na Amazônia Brasileira, discussões sobre cursos e currículos na área da bioeconomia. Vai ser uma experiência de troca, porque levaremos nossa experiência nessa área, obtida nas comunidades indígenas e com pequenos agricultores do Amajari, e traremos de lá [Alemanha] o que pode ser trabalhado aqui [Brasil]”, disse.
Para a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, esse tipo de iniciativa, que orgulha todos os que fazem parte da instituição, sempre terá apoio. “Nossos pesquisadores se dedicam diariamente, em nossos campi, ao desenvolvimento de projetos voltados para a área da bioeconomia e para a garantia da educação para a Amazônia. Por isso, acredito que posso afirmar, em nome de todas as pessoas que compõem nossa comunidade, que é uma imensa satisfação poder ter uma integrante do IFRR nessa comitiva tão representativa, como é a professora Pierlangela, que, seguramente, com toda responsabilidade e propriedade, levará o conhecimento do que aqui estamos produzindo”, declarou.
A agenda da visita internacional inclui a apresentação do sistema de educação profissional e tecnológica do Instituto Federal Alemão, e uma série de visitas, entre elas ao Campus Wiesengut da Universidade de Bonn (onde são trabalhadas a agricultura orgânica e a comercialização de produtos vegetais e de origem animal), à unidade de agricultura da Universidade de Kassel e a uma vila de bioenergia. Também será realizado um workshop interno que contará com palestra sobre bioeconomia na Amazônia.