Servidores multidisciplinares da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa de Roraima, iniciaram nesta segunda-feira, 13, uma capacitação e troca de experiências com intuito de fortalecer o atendimento a mulheres e homens que buscarem a instituição.
O encontro ocorreu na sede da Procuradoria Especial da Mulher com a presença da deputada e procuradora especial, Joilma Teodora (Podemos). Foram diversos relatos da vulnerabilidade de mulheres vítimas de violência doméstica e da necessidade do acolhimento humanizado, desde a vítima até a família.
“Estamos com equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, toda equipe preparada para trabalhar e atender essas mulheres que nos procuram, pessoas que realmente precisam desse acolhimento”, ressaltou Joilma Teodora.
O trabalho conjunto tem apoio dos colegas parlamentares, principalmente do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). “Para que nós tenhamos essa condição de levar atendimento, realmente abrir as portas e ter melhores condições de atender essas mulheres”, disse Sampaio.
Segundo a diretora da PEM, Glauci Gembro, o encontro servirá para tornar os servidores mais aptos a receber aqueles em busca de atendimento ou orientação. “Essa equipe faz a escuta, orienta e acompanha essas mulheres. A procuradoria atende as mulheres, mas nós temos aqui também o ‘Reflexivo Reconstruir’, que trabalha com o homem agressor. A nova proposta da procuradoria é trabalhar esse núcleo familiar”, frisou.
A psicóloga Aldenize Barros conhece a fundo os trabalhos do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) e sabe da importância que o programa da Assembleia Legislativa tem na vida de muitas mulheres. “A pessoa que nos procura já vem fragilizada. Quando a equipe está preparada, esse atendimento acontece com muito louvor e essa assistida sai bastante agradecida”, explicou.
Funcionamento
A Procuradoria Especial da Mulher tem o trabalho direcionado ao fortalecimento da mulher e combate à violência doméstica e familiar, com acolhimento e orientação. A instituição coordena o CHAME, o ZapChame e o Núcleo Reflexivo Reconstruir.
O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida. Já o ZapChame, serviço de mensagem virtual de atendimento e orientação, atende 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, pelo número (95) 98402-0502.
Yasmin Guedes