Profissionais da saúde do interior de Roraima recebem capacitação em Boa Vista sobre agendamentos especializados

São repassadas informações necessárias para que esses profissionais possam fazer os agendamentos de forma ágil. – Fotos: Katarine Almeida

A Secretaria Municipal de Saúde está capacitando nesta quinta e sexta-feira, profissionais das secretarias municipais de saúde do interior em agendamento de consultas para atendimento no ambulatório especializado. A ideia é integrar os profissionais e esclarecer o papel das unidades de saúde em relação aos processos de consultas especializadas no Hospital da Criança Santo Antônio.

Participam da capacitação representantes dos 14 municípios, divididos nos dois dias. De acordo com o superintendente de Atenção Especializada de Boa Vista, Alan Freitas, são repassadas informações necessárias para que esses profissionais possam fazer os agendamentos de forma ágil e evitar que os pais tenham que se deslocar até o hospital para agendar as consultas.

“É uma forma de facilitar o acesso e integrar os municípios ao fluxo de agendamento de consultas especializadas no HCSA através do Sistema de Prontuário Eletrônico do paciente – PEP, já utilizado em toda rede municipal de saúde de Boa Vista”, explicou.

O superintendente explicou ainda que após o treinamento serão criados projetos pilotos. “Vamos começar por alguns municípios. Após a criança sair do consultório médico, já poderá no mesmo município onde reside, realizar o agendamento da consulta especializada, não havendo a necessidade de vir na capital somente marcar a consulta”.

Em dezembro do ano passado, a SMSA iniciou o processo de descentralização. Hoje 11 especialidades já podem ser agendadas direto nas unidades básicas de saúde da capital. A ideia é que após o treinamento com os profissionais, o acesso ocorra em todos os municípios.

Jamile Carvalho

 

Veja também

Topo