Profissionais de segurança de Roraima contarão com pós-graduação em Educação para o Trânsito do IFRR

Ao todo, 150 profissionais com atuação nas áreas de segurança pública e trânsito participarão da formação. – Fotos: Ascom/IFRR

A partir do próximo mês, agentes com atuação em segurança pública e no trânsito, além de outros das mais diversas instituições, municipais, estaduais e federais, como os profissionais da rede estadual de educação e do Corpo de Bombeiros, passarão a contar com formação em nível de pós-graduação nessa área no Estado de Roraima.

Trata-se do curso de pós-graduação em Educação para o Trânsito que será promovido por meio de um convênio de cooperação técnica entre o IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), a Faepi (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização) e o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima).

Segundo a diretora de Educação a Distância do IFRR, professora Solange Almeida, a nova especialização foi estruturada para atender a demandas nessa área em todo o estado. “O curso será ministrado na modalidade EAD [Educação a Distância], visando receber estudantes dos 15 municípios de Roraima, totalizando 150 estudantes, que passaram por seleção interna organizada pela gestão do Detran, entre as instituições com atuação em segurança pública e viária”, explicou.

A diretora-geral do CNP (Campus Novo Paraíso) do IFRR, professora Vanessa Rufino, esclareceu que a iniciativa da realização do curso surgiu depois de várias conversas entre as equipes realizadoras dos cursos FIC (Formação Inicial Continuada), promovidas dentro do mesmo eixo temático, envolvendo profissionais do IFRR e da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que consideraram a necessidade de ampliar a formação.

“As equipes do CNP, unidade executora da formação, atuarão em todas as fases de planejamento, organização, administração, formação e acompanhamento, contando também com os agentes da PRF na continuação da nossa parceria formativa”, informou Vanessa.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Figueira, avalia essa cooperação institucional como mais uma oportunidade de o IFRR deixar significativa contribuição com bons resultados para a sociedade.

“Infelizmente, a violência no trânsito continua sendo uma realidade não apenas em Roraima. Acreditamos na educação como princípio da resolução de problemas, entre eles os altos índices de acidentes em ruas e estradas. Poder colaborar para tentar mudar essa triste realidade é uma satisfação imensa para nós e, no que depender das nossas equipes, esse será mais um curso de alta qualidade que entregará profissionais de excelência, cumprindo o objetivo para o qual foi criado”, garantiu Nilra Jane.

 

 

Veja também

Topo