Profissionais debatem importância de farmacêuticos em hospitais durante encontro temático

A atividade contou com a participação de profissionais do Estado e de convidados do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. – Foto: Ascom Sesau

A importância do profissional farmacêutico nas unidades hospitalares foi o principal tema do 1º Meeting de Farmácia Hospitalar em Roraima. A ação foi promovida pelo CRF-RR (Conselho Regional de Farmácia de Roraima), com apoio da Sesau (Secretaria de Saúde).

Os trabalhos do encontro foram iniciados na quinta-feira, 28, no prédio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, no bairro São Francisco. A atividade contou com a participação de profissionais do Estado e de convidados do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR).

“Quando falamos em farmácia hospitalar precisamos falar sobre clínica, e por que não farmácia clínica? Quando a gente fala sobre esse assunto, falamos da inserção do profissional farmacêutico e uma equipe multidisciplinar de saúde”, explicou a presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica de Roraima, Irlany Moreno.

Segundo Irlany, o encontro foi idealizado justamente para trazer uma nova perspectiva de trabalho para o profissional farmacêutico.

“Isso é inovador aqui em Roraima, precisamos colocar isso em prática. O Governo percebe isso e participa desse momento, estimulando a que pensemos mais em clínica, mais na participação do farmacêutico na equipe e mais no cuidado e serviço prestados ao paciente”, declarou.

A farmacêutica clínica do Hospital Pequeno Príncipe, Marinei Ricieri, foi uma das palestrantes convidadas. Ela trouxe um pouco de seu conhecimento profissional como forma de dar maior incentivo para as atividades dos profissionais de Roraima.

“A nossa ideia neste encontro é dar algumas dicas, alguns caminhos e ensinar um método para que o farmacêutico possa dar os seus primeiros passos nessa perspectiva de atuar clinicamente”, destacou.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo