De autoria das advogadas Denise Abreu Cavalcanti; Andreia Freitas Vallandro, secretária-geral adjunta e corregedora geral da OAB Roraima; Millena Bruna da Silva Lopes; e o advogado João Paulo Gomes Monteiro Barbosa, o projeto promove acesso à justiça através de assessoria jurídica gratuita para os imigrantes e refugiados em situação de extrema vulnerabilidade, em Roraima, regularizando e garantindo direitos fundamentais e assegurando a dignidade.
Desde novembro de 2019, a iniciativa já realizou mais de mil atendimentos e 700 audiências. Em novembro de 2021, 230 crianças separadas dos pais, desacompanhadas e sem documentos foram atendidas e tiveram seus documentos regularizados com o apoio da Univali, da Estácio e da Operação Acolhida.
O anúncio dos vencedores ocorreu nesta quarta-feira, 07.12, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), com homenagens aos profissionais que, com criatividade e dedicação, buscam trazer a justiça para mais perto da população.
Roraima figurou entre as oito práticas vencedoras num universo de 549 escolhidas e vai compor o Banco de Práticas do Innovare, que já tem 8.823 iniciativas cadastradas a partir da seleção iniciada em 2004, quando o Prêmio foi lançado.
Innovare
Lançado em 2004, o Prêmio é uma iniciativa do Instituto Innovare, com a parceria institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), do Conselho Federal da OAB, da Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, com o apoio do Grupo Globo.
Fonte: Site Prêmio Innovare