Dando continuidade ao Projeto de Grãos, o Governo do Estado, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), iniciará no dia 15 de setembro o novo cronograma para a safra 2024. A iniciativa tem mudado a vida dos pequenos produtores familiares e familiares indígenas.
Este ano foram mais de 3.000 hectares de milho e feijão plantados em Roraima. Para 2024 serão mais 3.000 hectares, contemplando aproximadamente 1.200 produtores familiares e 1.500 famílias da agricultura indígena.
Entre os dias 15 de setembro a 15 de outubro de 2023 os técnicos do Iater iniciarão a seleção e cadastro dos produtores, os interessados devem procurar a unidade local mais próxima da propriedade.
No dia 15 de novembro iniciam-se as vistorias e manejo (preparo e calcarear) nas áreas cadastradas, e seguem até o dia 15 de janeiro de 2024. Entre os dias 15 de janeiro e 15 de março os produtores darão início à adubação de base fosfatagem. E a partir do dia 30 de abril inicia-se o plantio dos grãos.
O presidente do Iater, Marcelo Pereira, destacou que o Projeto de Grãos veio para potencializar e fortalecer o setor produtivo no Estado. “O objetivo é dar ao homem do campo condições para que ele possa produzir, respeitando o meio ambiente e resgatando a dignidade. Em 2024 mais produtores serão atendidos”, disse.
Por meio do projeto, o governo disponibiliza toda estrutura necessária aos agricultores, desde a assistência técnica especializada, até a disponibilização de equipamentos, insumos agrícolas, treinamentos, entre outros.
Naira Sousa