Projeto primeiro voto incentiva participação do jovem na política

PL do deputado Eder Lourinho incentiva a participação de jovens estudantes de 16 e 17 anos para o alistamento eleitoral e o voto consciente. – Foto: Ascom Parlamentar

Atento às propostas do Projeto Parlamento Jovem Roraimense 2023, o deputado Eder Lourinho (PSD), propôs, através projeto de lei, a criação da Campanha “Primeiro Voto” nas escolas públicas estaduais.Pelo projeto, a campanha deve acontecer durante uma semana no mês de março de cada ano, a qual poderá contar com a realização de eventos, seminários, palestras, oficinas, dentre outras ações.

De acordo com o parlamentar, a campanha tem como objetivo incentivar a participação de jovens estudantes de 16 e 17 anos para o alistamento eleitoral e o voto consciente, que, mesmo não sendo obrigatório, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo, estimulando o interesse dessa faixa etária em participar da vida política e conscientizá-los sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade da sua cidade, estado e país.

O deputado quer que a mensagem da campanha enfatize que a votação é uma prática cidadã que solidifica a democracia e que expressea ideia de que os jovens têm a capacidade de causar impacto significativo através do seu voto. A semanatambém poderá contar com a participação de membros do Tribunal Regional Eleitoral do Estado – TRE/RR, a convite das escolas para tratar sobre o tema.

Lourinho lembrou que durante muito tempo no Brasil, apenas uma minoria da população tinha o direito de votar, deixando os jovens sem voz na escolha de seus representantes. “Votar pela primeira vez é uma oportunidade valiosa para os jovens refletirem sobre suas escolhas e valores. O ato de votar é uma marca importante da transição para a vida adulta, onde a responsabilidade e a capacidade de tomar decisões tornam-se essenciais”, concluiu.

 

Veja também

Topo