Projetos desenvolvidos nas escolas de Boa Vista são inspiração de nível global, diz CEO do Grupo Rede Amazônica

Phelippe Daou Jr conheceu a Escola Municipal Newton Tavares e ficou impressionado com os investimentos da prefeitura na educação da capital. – Fotos: Léo Costa

Quando o assunto é investimento em educação, Boa Vista é destaque para Região Norte e para todo o país. Isso porque são desenvolvidos ao menos cinco projetos educacionais em escolas da rede municipal de ensino que, com auxílio da tecnologia, contribuem para o desenvolvimento das atividades e para o fortalecimento do ensino-aprendizado dos alunos.

Tendo em vista esses exemplos de sucesso, o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr. visitou nesta sexta-feira, 01, com o prefeito Arthur Henrique a Escola Newton Tavares, localizada no bairro Calungá, onde foram apresentados os projetos educacionais desenvolvidos na rede municipal de ensino.

Entre os projetos destacados foram: Laboratório Móvel de Ciência; BV 128 de Realidade Virtual e Aumentada; Robótica Educacional, além do uso de Chromebooks e tablets, atividades do Tix Letramento e a participação da I’ Robot, equipe de elite do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI).

“Hoje tivemos a oportunidade de compartilhar um pouco do trabalho desenvolvido em nossas escolas. Aqui, a tecnologia é aliada fundamental ao aprendizado das crianças. Essas iniciativas podem servir de referência e inspiração para outras cidades do Norte, assim como de todo o país. Apresentar esse projeto para a Rede Amazônica, que também possui um trabalho social, é de grande relevância para nossa gestão”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Daou se disse impressionado com as iniciativas e destacou a importância desse investimento. “Essa visita é uma verdadeira inspiração. O trabalho que vi aqui é impactante e digno de exemplo para educação, não só a nível público, mas também privado. Toda iniciativa dessa pode, a qualquer momento, se tornar uma iniciativa global”, destacou.

Conheça cada projeto educacional

Laboratório Móvel de Ciência – Trata-se de um instrumento didático do professor, para potencializar as aulas. Com esse equipamento é possível transformar qualquer sala de aula convencional em um verdadeiro laboratório de ciências. São 245 itens para que as crianças aprendam de maneira prática o conteúdo passado.

BV 128 – Com este projeto, que oferece aos alunos uma experiência de realidade virtual e aumentada, é possível resgatar a história de Boa Vista desde 1830 até os dias atuais, com uma simulação que permite a eles fazer um passeio pelas fazendas São Marcos e Boa Vista, pelo Forte São Joaquim, além de possibilitar interação com personagens de cada época.

Robótica educacional

Desenvolvida desde 2016 no CCTI, a Robótica Educacional chegou às escolas municipais em 2018 como forma de auxílio ao aprendizado. A capital é pioneira neste segmento em Roraima, implantando esta modalidade de ensino também nas áreas rurais e indígenas. Entre os conteúdos abordados, estão: introdução à programação de robô e conceitos de eletrônica e mecânica.

Chromebooks e Tablets

A prefeitura adquiriu 1.100 chromebooks destinados às escolas que atendem alunos do 3° ao 5° ano do fundamental, além de 1.300 tablets às escolas de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental. A utilização fica a critério do professor durante seu planejamento em sala de aula.

Tix Letramento

É uma ferramenta didática que substitui o teclado convencional de um computador por um de apenas nove teclas. É voltado para alunos com deficiências físicas, motoras ou cognitivas, além de Transtornos Globais de Desenvolvimento – TGD, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação, transtornos e dificuldades de aprendizagem, dentre outros.

Marcus Miranda

 

 

Veja também

Topo