Proteção e acolhimento: Chame da ALE-RR alia esporte e conscientização na luta contra a violência à mulher

Participação na 1ª Corrida Agosto Lilás reforçou o papel da rede de apoio oferecida pela Casa Legislativa. – Fotos: Marley Lima | SupCom ALE-RR

O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), ligado à Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), esteve presente na 1ª Corrida Agosto Lilás, realizada pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), na tarde desta sábado, 30, no Parque Anauá. A participação reforçou a luta contra a violência doméstica e familiar por meio da conscientização e da entrega de materiais informativos.

O Chame oferece atendimento às mulheres vítimas de violência com equipe multiprofissional composta por advogada, psicóloga e assistente social, bem como desenvolve ações itinerantes e aulas de defesa pessoal. Para a diretora do Centro, Hannah Monteiro, a corrida simbolizou o encerramento de um mês inteiro de atividades voltadas ao Agosto Lilás.

Hannah Monteiro, diretora do Chame: “Queremos mostrar às mulheres que elas têm uma rede de apoio”.

“Estamos aqui finalizando um trabalho que foi feito durante todo o mês para conscientizar as pessoas sobre a não violência doméstica e familiar. É uma luta diária, mas queremos mostrar às mulheres que existe uma rede de apoio e que elas podem contar conosco”, ressaltou.

A secretária de Segurança Pública, Carla Rodrigues, destacou que a corrida integra o calendário de ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher em todo o país.

Carla Rodrigues, secretária da Sesp: “Segurança pública está ao lado da mulher para além das ocorrências”.

“A mensagem é de que a mulher é empoderada, é dona do próprio corpo e pode se cuidar, sabendo que a segurança pública está ao lado dela não só nos momentos de ocorrência, mas também na promoção da saúde e da cidadania”, pontuou.

A manicure Elizângela Mendes, que começou a praticar corrida este ano e já sente os efeitos positivos da atividade, ressaltou o valor de unir esporte e conscientização social.

Elizângela Mendes, corredora: “A luta contra a violência deve ser lembrada sempre”.

“É uma iniciativa maravilhosa. A conscientização sobre a violência contra a mulher precisa estar presente todos os dias, não apenas em um evento, mas em toda a sociedade”, declarou a corredora.

Já o estoquista Caio Vaz levou para a corrida uma homenagem pessoal. Ele correu usando a camisa com a foto da mãe, que sempre o incentivou no esporte. “Ela foi minha maior apoiadora e hoje corro por ela. Participar de um evento que também reforça o respeito às mulheres torna tudo ainda mais especial”, disse.

Caio Vaz, atleta: “Corro em homenagem à minha mãe e pelo respeito às mulheres”.

Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece esses serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica do Estado. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis a exemplo de depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Chame da ALE-RR reforça rede de apoio às mulheres na 1ª Corrida Agosto Lilás.

Os dois programas da ALERR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1.470, bairro Aparecida. Já os moradores de Rorainópolis e adjacências podem buscar apoio no Núcleo da SEM, localizado na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502 que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Anderson Caldas

Veja também

Topo