Qualifica Mais/Mulheres Mil: aberto processo seletivo simplificado para docente

As inscrições podem ser realizadas até a próxima quinta-feira, 30. – Foto: Ascom/IFRR

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) divulgou na última sexta-feira, 24, o edital de seleção simplificada para o cargo de docente do programa Qualifica Mais – Mulheres Mil e Bioeconomia/SETEC e demais programas vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições podem ser realizadas até a próxima quinta-feira, 30, e devem ser feitas exclusivamente por meio deste link.

A seleção é para profissionais externos e servidores do IFRR ativos ou inativos, interessados em desempenhar a função de docente nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que serão ofertados pelo IFRR nos municípios de Amajari, Boa Vista, Bonfim e Caracaraí (Novo Paraíso).

Podem participar da seleção os servidores do IFRR, ativos e inativos e público externo, com experiência profissional comprovada e qualificação, conforme requisitos dispostos no edital. O candidato não poderá estar em licença médica, ou para estudo (Especialização, Mestrado e Doutorado), exceto férias como servidor da instituição.

O valor da bolsa para o profissional selecionado será de R$ 40,00 a hora trabalhada, a depender da quantidade de horas da disciplina ministrada, para servidor do IFRR, em conformidade com a legislação vigente da Bolsa Formação Pronatec, não ultrapassando a carga horária máxima semanal de 16 horas.

Qualifica mais

A qualificação profissional é um dos caminhos para impulsionar a economia e para o fortalecimento da empregabilidade, da inclusão produtiva e da geração de renda. É também um grande diferencial para a carreira e para o crescimento profissional, trazendo conhecimento, oportunidades e melhorias na remuneração. Sabendo dessa importância e contribuindo para a consolidação da Educação Profissional e Tecnológica, o Ministério da Educação estruturou uma agenda estratégica para implementar os Novos Caminhos. O programa possui diversas ações de apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo. Para garantir uma educação com foco na criação de oportunidades e inserção dos estudantes no mundo do trabalho, dentro da agenda dos Novos Caminhos, o MEC lançou o Qualifica Mais.

Mulheres Mil

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O objetivo do programa é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

 

Veja também

Topo