Encerrando a variada programação comemorativa de 30 anos do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), a Corrida e Caminhada reuniu quase 500 pessoas, no Conjunto Cidadão, onde funciona o CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste), que sediou o evento.
A maioria das pessoas inscritas, optou pela corrida, mas ambas as modalidades contaram com a participação de servidores e servidoras, estudantes e da comunidade externa.
O organizador do evento, o servidor do instituto David Silva, disse que a escolha do local ocorreu com o objetivo de ao mesmo tempo convidar à população a conhecer mais um pouco do instituto federal, em especial uma das unidades mais novas da instituição, o CBVZO, e também estimular a realização de atividades e visitação a outras partes da cidade.
“Apesar de ser mais distante do centro da cidade, entendemos a importância de trazer atividades para essa localidade também. Apostamos nessa ideia e deu muito certo, pois logo que demos início às inscrições, a procura foi muito grande e tivemos que ajustar os quantitativos para atender da melhor forma a demanda que chegava, mesmo sendo o evento em uma localização diferente do que a maioria das pessoas está acostumada. Sendo assim, acreditamos que a iniciativa já começou com sucesso”, comemorou.
Para o diretor-geral do CBVZO, professor Isaac Sutil, que foi um dos corredores da competição, foi uma imensa satisfação as equipes do campus poderem contribuir com um evento deste porte e poder receber tantas pessoas na unidade de ensino do IFRR.
“O nosso campus é um das unidades mais novas do Instituto Federal de Roraima, agora em 2023 vai completar 10 anos e foi criado estrategicamente aqui na zona oeste da Capital para atender as populações mais afastadas do centro da cidade e às famílias em maior situação de vulnerabilidade social. Sabemos que por ser um dos campi com menor tempo de funcionamento muita gente ainda não conhece a existência de mais essa opção de ensino gratuito e de qualidade da nossa instituição, e essa iniciativa é muito oportuna para fazer com que mais gente passe a conhecer não apenas o CBVZO, mas a atuação do instituto como um todo”, declarou.
O músico Gil Sabóia, que é da comunidade externa do IFRR, mas já foi estudante, aprovou a iniciativa da realização do encerramento da programação dos 30 anos da instituição ocorrer com um evento esportivo.
“Atividades esportivas sempre são bem vindas porque fazem a diferença na vida de tantas pessoas e foi interessante esse encerramento porque além de contribuir com a saúde, é uma forma de promover uma confraternização divertida também”, comentou.
A industriária Gardenia Filgueira, que também se inscreveu na corrida, foi uma das participantes que também aprovou o evento, voltado para a qualidade de vida, na opinião dela.
“Ao mesmo tempo que contribui para as pessoas participarem de atividades voltadas para a qualidade de vida, faz com que conheçam mais esse lado da cidade e valorizem”, observou.
A reitoria do IFRR, professora Nilra Jane Filgueiras, que fez questão de se inscrever e participar do evento esportivo, na modalidade de corrida, avaliou positivamente a programação e o encerramento das atividades comemorativas do aniversário de 30 anos do IFRR.
“É muito animador poder verificar a participação de tantas pessoas em um evento como esse que tem o objetivo de promover além da saúde, a integração do IFRR com à sociedade roraimense. Foi mais de um mês de comemoração e como foi imensurável para nós do instituto, toda a dedicação das equipes organizadoras de todas as atividades e o envolvimento de servidores e servidoras, de estudantes e da população que pôde interagir em diversas atividades como a nossa exposição de fotografias e nessa ocasião da corrida e caminhada. É inestimável para a gente poder promover esses eventos de presente para população e receber esse retorno em reconhecimento e participação. Gratidão será sempre nosso sentimento”, declarou.
O vencedor da categoria masculino/Comunidade externa, Johonny Alfonzo, disse que considera essa iniciativa da promoção de um evento de corrida e caminhada para encerramento de uma programação comemorativa de 30 anos, como um incentivo para as pessoas entrarem no mundo do esporte. “Esse tipo de ação leva as pessoas a praticarem coisas mais positivas, buscarem por mais saúde e eu parabenizo o evento e a organização”, declarou.
Já a vencedora da categoria feminino, Maria Marciana de França, disse que corridas sempre são bem-vindas. “Nós do mundo da corrida estamos sempre em busca eventos como esse. E para mim foi uma maravilha”, declarou.
O professor Reginaldo Beltrami, que foi primeiro lugar na categoria masculino/servidor, afirmou que este foi um momento feliz para ele, que foi aluno do instituto e hoje é servidor.
“O IFRR está de parabéns pelos 30 anos e está sendo uma honra participar dessa atividade comemorativa. E eu como corredor, considero que o encerramento foi muito bom, pois é uma forma de fechar de uma maneira diferente e com o público feliz”, avaliou.
A pedagoga, Isabela Torres, vencedora na categoria feminino/servidora, disse que também aprovou a iniciativa da realização de um evento esportivo para marcar o encerramento da programação de 30 anos e espera que esta ação seja apenas a primeira de muitas.
“A corrida faz parte da minha rotina há anos e é um esporte democrático, que considero uma ferramenta maravilhosa de inclusão, saúde e cidadania.O IFRR está de parabéns em todos os sentidos”, afirmou.
O evento, além de contar também com a categoria estudante feminino e masculino, com três pessoas primeiras colocadas em cada, previu ainda a modalidade para pessoas idosas, e o vencedor da categoria foi Sérgio Adona, de 68 anos. A vencedora mais idosa foi Itelvina de Souza, com 67 anos. Na categoria PCD (Pessoas com Deficiência), o vencedor foi Leonardo Oliveira.
E ao fim da competição, além da entrega das medalhas, todas as pessoas participantes puderam concorrer também a um sorteio de brindes, oportunizado por meio de doações de empresas apoiadoras.
Para conferir o resultado geral, basta acessar o site da empresa organizadora: https://www.eventbrite.com.br/e/corrida-do-ifrr-30-anos-tickets-661104259637.
Apoio
Além do comprometimento das equipes organizadoras, o evento contou com pessoas empreendedoras que acreditaram na ideia e apoiaram a iniciativa institucional. Para isso, fizeram doações de brindes ao IFRR para que o encerramento ficasse ainda mais divertido. As empresas apoiadoras foram: Pazini Falls, Caburaí Transportes, Caburaí Adventures, Cross Experience Boa Vista e Hotel Aipana Plaza.
Contribuição social
Além de contribuir com o estímulo à prática de atividades físicas para melhorar a saúde física e com a socialização para a saúde mental, a iniciativa da Corrida e Caminhada do IFRR, também visou cumprir com papel social da instituição. Para isso, ficou estipulado como taxa de inscrição, a doação de alimentos.
Ao todo, foram arrecadados 800 kg de alimentos, que serão distribuídos entre estudantes do instituto em situação de vulnerabilidade social, que têm atendimento por meio da Política de Assistência Estudantil do IFRR.