A terça-feira, 18, começou animada com o retorno das aulas em 133 unidades de ensino da rede municipal de Boa Vista. Mais de 51 mil alunos retornaram após os 15 dias de recesso escolar. Como todo primeiro dia, a criançada demonstrou alegria e empolgação em regressar à sala de aula para o segundo semestre do ano letivo 2023.
As unidades das áreas urbanas, do campo e indígenas se prepararam para este momento de acolhimento dos alunos. De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, a prefeitura investe na qualidade do ensino, na capacitação profissional garantindo condições de trabalho aos servidores e para manter o padrão de excelência educacional na rede.
“A Educação vai seguir com a formação continuada dos servidores, planejamento dos professores, robótica nas escolas, laboratório móvel de ciências, além do planejamento da prova do Saeb. A prefeitura investe no desenvolvimento das crianças com o projeto BV Alfaletrar que veio para promover o nivelamento dos alunos que tiveram o aprendizado afetado com a pandemia. A equipe está focada em busca de bons resultados”, explicou.
A aluna do 2º Ano, Alice Freitas, 6 anos, retornou com sorriso no rosto e atenta à decoração feita na escola para recepcionar os alunos no início das aulas. “Eu estava com saudades da escola, da professora e dos meus amigos. O tamanho da minha saudade é oito [escala de zero a dez]. Nas férias, eu brinquei e joguei com a minha prima e a gente se divertiu muito na nossa casa. Mas eu gosto da escola, de ficar pintando na minha sala”, contou Alice.
Novos servidores
Para reforçar a equipe de profissionais, a Prefeitura de Boa Vista empossou nessa segunda-feira, 17, mais 398 novos concursados, entre professores, cuidadores e assistentes de alunos. São mais de 5 mil servidores atuando na rede municipal de ensino.
SAEB 2023 – Este semestre será importante para a rede municipal com a aplicação da avaliação do Sistema Nacional da Educação Básica 2023 (SAEB), prevista para ocorrer entre os dias 23 de outubro a 10 de novembro em todo o Brasil. Em Boa Vista, serão avaliados os 6.193 alunos do 5° e 2º Anos de 57 escolas municipais.
O SAEB 2023 é uma avaliação nacional, em larga escala, que oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais. Dessa forma, permite ao Governo Federal um diagnóstico mais preciso sobre a qualidade da educação praticada no país, a partir de dados concretos.
Calendário Escolar 2023 – Para o ensino regular da Educação Infantil e Ensino Fundamental são 201 dias letivos, carga horária de 804 horas. Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são 200 dias letivos e carga horária de 800 horas. O encerramento do Ano Letivo está previsto para o dia 20 de dezembro.
Jaqueline Pontes