
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) empossa, nesta terça-feira, 4, a nova gestão para o ano de 2026. A solenidade será realizada às 19h, no auditório do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), reunindo dirigentes da Rede Federal, lideranças estudantis e autoridades da área da educação.
O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, assume a presidência do colegiado. Também tomam posse as reitoras Veruska Machado, do IFB, na vice-presidência de relações institucionais; e Nilra Jane Filgueira, reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que assume a vice-presidência de assuntos acadêmicos. A diretoria é composta ainda pelo reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Rafael Bastos, na vice-presidência de gestão de pessoas; e pelo reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá, na vice-presidência de administração.
Eleita pela chapa “Convergir”, cujo slogan é “Rede Federal: Patrimônio nacional em defesa da democracia”, a nova gestão defende a construção coletiva em rede e o fortalecimento da educação pública, gratuita e socialmente referenciada.
Ao assumir a vice-presidência de assuntos acadêmicos pela segunda vez, Nilra Jane Filgueira destacou o compromisso com o fortalecimento da Rede Federal e com a educação como instrumento de transformação social. Ela, que fez parte da gestão em 2023, recebe novamente a missão de representar a região norte na diretoria do Conif.
“É uma honra assumir, mais uma vez, a vice-presidência de assuntos acadêmicos do Conif. Recebo essa missão com profundo senso de responsabilidade e com o compromisso de seguir contribuindo para o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade em nosso país”, afirmou. Segundo Nilra Jane, a representação da região norte no colegiado também reforça a diversidade e a pluralidade da Rede Federal. “Levo para este espaço nossas vozes, desafios e potências, com diálogo, compromisso e trabalho coletivo”, completou.
Durante a cerimônia, também será empossado o novo Conselho Fiscal do Conif, composto por três membros titulares e três suplentes, com mandato de um ano e possibilidade de recondução. O colegiado é responsável por examinar os documentos fiscais e contábeis da Presidência e emitir parecer anual obrigatório para apreciação e deliberação do plenário.
O evento contará com a presença de representantes do Governo Federal, parlamentares, dirigentes da Rede Federal, movimentos estudantis, membros do corpo diplomático e outras autoridades ligadas à área da Educação.
