Residência Judicial: Provas presenciais da segunda fase foram aplicadas neste domingo

Um total de 103 candidatos realizaram o exame, que é classificatório para preenchimento das vagas disponíveis. – Fotos: Nucri/TJRR

Neste domingo, 25, os candidatos que avançaram para a segunda fase do Curso de Direito e Prática Jurisdicional do Magistrado com Residência Judicial, oferecido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), em parceria com a Escola Judicial de Roraima (Ejurr), participaram da prova presencial.

A prova, composta por 30 questões de múltipla escolha, teve início às 9h30 com duração de 90 minutos.

“Essa é uma forma de dar uma oportunidade aos jovens bacharéis em direito de caminhar na sua vida profissional. É um processo bem democrático e aberto à toda sociedade”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento.

Um total de 103 candidatos realizaram o exame, que é classificatório para preenchimento das vagas disponíveis. O presidente da comissão realizadora do processo seletivo da segunda turma de Residência Judicial, juiz Rodrigo Delgado, destaca a importância do programa para o cultivo do conhecimento no âmbito do Poder Judiciário.

“O Residência Judicial é um programa de imersão. Os candidatos aprovados terão a vivência de como é a atividade de um magistrado, não só na parte prática, mas também na teórica, com disciplinas a cerca de audiências, sentenças e ainda o estágio dentro dos gabinetes com juízes e desembargadores, conhecendo o dia a dia da prática judicante”, completou.

Serão considerados aprovados os 40 primeiros candidatos que obtiverem êxito na prova objetiva presencial, levando em conta o percentual de vagas reservadas.

“As expectativas são boas no sentido de que a prova foi muito bem desenhada. Nós contratamos o conteúdo para que a aplicação da prova fosse feita da melhor forma. Todos que estão envolvidos na correção e aplicação do exame tem pleno conhecimento do direito”,ressaltou o chefe do Laboratório de Inovação do Poder Judiciário de Roraima, France James.

Bacharela em direito há um ano e meio, Vitória Lorenço soube do processo seletivo por meio de uma amiga e mostra empolgação em participar da prova objetiva presencial.

“O programa Residência Judicial é muito importante para que os jovens bacharéis e bacharelas conheçam a rotina e como é a vivência de magistrados no Poder Judiciário de Roraima”. completou.

Acompanhe o cronograma:

26/06/2023 – Divulgação do Gabarito Preliminar da Prova Objetiva Presencial;

27 e 28/06/2023 – Prazo de recursos contra o gabarito da Prova Objetiva Presencial;

05/07/2023 – Resultado de recursos e divulgação do Gabarito e Resultado Definitivos da Prova Objetiva Presencial;

07/07/2023 – Resultado Final do Processo de Seleção;

12/07/2023 – Homologação do Processo de Seleção;

13 a 19/07/2023 – Período de Matrícula/cadastramento na Escola do Poder Judiciário de Roraima;

13 a 19/07/2023 Entrega da documentação na Secretaria de Gestão de Magistrados para ingresso na Etapa de Prática Jurisdicional Tutelada;

20/07/2023 – Reunião de alinhamento com discentes aprovados para instruções sobre o Programa de Residência Judicial;

24/07/2023 – Início das Etapas do Programa;

Para outras informações sobre a seleção, acesse o edital disponível em https://npi.tjrr.jus.br/ava/.

 

 

Veja também

Topo