Revalida: Dr. Hiran participa de audiência pública com a presença do ministro da educação

Como Presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina, o senador apontou temas de interesse para a classe médica como a revalidação de diploma e a qualidade do ensino no País. – Foto: Ascom Parlamentar

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina, o senador Dr. Hiran Gonçalves (PP) participou de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, nesta terça-feira, 2, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Na oportunidade, o parlamentar levantou questionamentos sobre a revalidação de diplomas obtidos em instituições de ensino no estrangeiro e a aberturas de vagas em cursos de Medicina.

Segundo Dr. Hiran, cerca de 53% dos médicos brasileiros estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste do País, enquanto, aproximadamente 4,5% trabalham na região Norte. Para ele, abrir mais vagas em cursos de medicina não significa garantia de preenchimento de vagas em regiões menos atendidas. “Precisamos de estrutura para construir um cenário de prática adequado, Plano de Cargos e Salários, e remunerações mais”, justificou. O senador sugeriu ainda o cumprimento do Marco Legal do Revalida, já que o Programa Mais Médicos será reimplantado. “Temos uma lei que estabelece que o médico que venha trabalhar em nosso País, seja ele brasileiro ou estrangeiro formado em universidade estrangeira, seja submetido ao Marco Legal”.

Ao falar sobre aberturas de novas vagas, principalmente para cursos em Medicina, Dr. Hiran reforçou a necessidade de avaliar os professores e a infraestrutura das universidades para garantir a qualidade do ensino. Citou também a necessidade de recomposição da Comissão Nacional de Residentes que, atualmente, é formada por enfermeiros e um biomédico. “É importante contar com membros do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde na Comissão, são eles que vão avaliar o nosso padrão ouro, que é a residência médica”, sugeriu Gonçalves.

 

Veja também

Topo