Ao longo destas quinta e sexta-feira, 21 e 22, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), estará participando do COMAF (Congresso Maranhense de Assistência Farmacêutica), que este ano está na segunda edição.
Com a temática “Desafios Persistentes da Gestão Estadual da Assistência Farmacêutica: Articulando uma nova Agenda Estratégica”, o evento está sendo sediado no Hotel Luzeiros São Luís, na cidade de São Luís, no Maranhão.
O estado de Roraima é representado pelo coordenador da CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica), Charles Gonçalves. Ele está entre os membros que compõem a mesa de debates sobre otimização do processo de gestão de medicamentos e experiências de Secretarias de Saúde.
“O Governo do Maranhão, em parceria com as outras instituições, lançou o convite para que Roraima seja o espelho para dividir com os demais Estados os nossos avanços. Nesse sentido, estaremos mostrando o nosso modelo de gestão para contribuir com nossos entes federados”, destacou.
Sobre o evento, o coordenador da CGAF de Roraima explicou que o evento teve como objetivo discutir as alternativas para superação de obstáculos que envolvem a aquisição de medicamento, facilitando a adoção de articulações necessárias para a construção de uma nova agenda estratégica da Assistência Farmacêutica Estadual, dando assim a garantia da integralidade dos tratamentos medicamentosos.
“São vários os nossos desafios, desde o poder de compra, o investimento em novas tecnologia, a triplicação da quantidade de metros quadrados do nosso centro de distribuição de medicamento e material médico hospitalar, além da aplicação de uma logística hospitalar de forma sanitária e distribuição controlada com todas o regramento sanitário que precisa ser feito”, pontuou.
Suyanne Sá