Roraima e seus Encantos: escola do Sesi realiza Festival Cultural

Objetivo do festival é gerar o interesse dos alunos pelo conhecimento de novas culturas. – Foto: Ascom/Sesi-RR

A Escola do Sesi, realiza nos dias 10 e 11 de novembro o Festival Cultural com o tema: “Roraima e seus Encantos”, com início às 19h, na quadra de esportes do CCEL, localizado no prédio administrativo do Serviço Social da Indústria (Sesi-RR).

O objetivo do festival é gerar o interesse dos alunos pelo conhecimento de novas culturas, além da busca por estimular o olhar crítico e artístico dos participantes. Para esta edição, o foco será na dança e músicas da cultura roraimense.

Na sexta-feira, 10, ocorrerão as apresentações das turmas do Maternal, 1º Período, 2º Período e 1º, 2º e 3° ano. No sábado, 11, será a vez do Maternal B, 1° período B e C.

Durante as apresentações, alguns municípios de Roraima terão suas diversidades culturais retratadas pelos alunos por meio da dança e música. A capital Boa Vista, por exemplo, será um deles, com a canção “Cidade do Campo”, do cantorEliakin Rufino. A música enfatiza as belezas naturais da cidade, características estas que serão destacadas pelos alunos durante as apresentações por meio do figurino e coreografia.

Além de Boa Vista, os municípios de Caracaraí e São Luiz também serão homenageados com as apresentações culturais que retratam o destaque cultural de cada um.

Conforme a vice-diretora da Escola do Sesi, Alessandra Farias de Queiroz, o Festival Cultural visa promover ações de cunho interativo, resgatando a cultura regional, compreendendo as diversidades e tradições por meio da expressão corporal. Além disso, desenvolver nos alunos sua formação artística e filosófica para uma visão crítica social como agentes transformadores do seu ambiente e sua história.

“Queremos com esse evento apresentar a cultura do nosso Estado, compreendendo as diversidades e tradições dos municípios, por meio dos mais diversos estilos musicais e movimentos corporais. Desta forma, oportunizar aos alunos um espaço de reconhecimento dos seus talentos artísticos, tornando-os protagonistas do próprio repertório e formação cultural”, afirmou.

Ela explica, ainda, que o projeto enriquece a experiência educacional dos alunos, ajuda a compreender e celebrar a cultura local, além de criar senso de identidade e orgulho em relação ao seu estado e localidade onde mora.

“O Festival Cultural é uma oportunidadeque permite aos alunos explorem suas habilidades artísticas e se tornam ativos na construção da sua formação cultural”, acrescentou.

Serviço

O quê:Festival Cultural

Quando: 10 e 11 de novembro

Onde: Quadra do Centro de Cultura, Lazer e Esporte – CCEL.

Horário: A partir das 19h

 

Veja também

Topo