Roraima mantém saldo positivo na geração de empregos formais

Boa Vista concentrou a maior parte das vagas criadas. No interior, os destaques foram para São João da Baliza e São Luiz. – Foto: Arquivo Secom

No ano de 2021, Roraima atingiu a marca de 5.092 novos empregos formais gerados, um aumento de 46% em relação a 2020. Em 2022, este saldo positivo segue em ritmo acelerado. Só no mês de fevereiro, foram gerados 1.045 postos de trabalho. Segundo um estudo da Seplan (Secretaria do Planejamento e Orçamento), com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), este é o maior resultado da série histórica para um mês de fevereiro.

“No mês de fevereiro de 2022, houve a contratação 3.858 trabalhadores formais em Roraima. Em contrapartida, ocorreram 2.813 demissões, o que gerou um saldo positivo de 1.045 novos empregos no Estado. Este é o maior resultado para um mês de fevereiro e o segundo maior valor mensal de todos os tempos, ficando atrás apenas do mês de setembro de 2020, período em que foram criados 1.184 empregos”, destacou o secretário da Seplan, Diego Prandino.

Todos os setores apresentaram crescimento em fevereiro, com destaque para o de Serviços, com a geração de 771 novas vagas. Dentre os segmentos do setor, destaca-se o de atividades de organizações associativas, com 196 novos empregos. Seguido das áreas de educação, com a criação de 195 novos postos, e de atividades de limpeza, com 96 postos.

Conforme o secretário, em relação ao estoque de trabalhadores, em termos proporcionais, Roraima foi a unidade da Federação que mais criou postos de trabalho no mês de fevereiro, apresentando um crescimento de 1,63% no total de empregos formais e ficando acima das médias da região Norte (0,66%) e do Brasil (0,80%).

A capital, Boa Vista, concentrou a maior parte das vagas criadas. No interior, os destaques foram para São João da Baliza e São Luiz.

“Em um período marcado pela crise econômica provocada pela pandemia, Roraima vem se destacando entre os estados com saldo positivo na geração de empregos. Além do desempenho no aumento de contratações, os últimos estudos apontam que as medidas adotadas pelo governo estadual para incentivar a retomada econômica são fundamentais para a manutenção das atividades e, consequentemente, para o aumento de postos de trabalho”, reiterou Diego.

A Agropecuária também apresentou destaque em nível nacional, com a criação de 117 novos postos de trabalho em fevereiro, o que representa um crescimento de 4,89%, figurando como o maior incremento proporcional do país.

De acordo com o governador Antonio Denarium, a adoção de medidas de incentivo e atração de novas empresas para o Estado, tem colaborado diretamente para o incremento na geração de novos postos de trabalho.

“Temos atuado fortemente para a melhoria do nosso ambiente de negócios com o foco na atração de novas empresas em diversas áreas, a exemplo da geração de energias alternativas, o que tem proporcionado abertura de novos postos de trabalho. Para 2022, projetamos um crescimento ainda maior, pois estamos trabalhando na revitalização do nosso Distrito Industrial, o que vai atrair a vinda de novos investidores para Roraima”, destacou.

Maria Fernanda Azevedo

 

Veja também

Topo